Armazenamento extra nunca é demais, ainda mais em tempos de arquivos gigantes como vídeos na resolução 4K. Pensando nisso, o Olhar Digital testou o HD externo My Passport, da Western Digital Corporation, ou simplesmente WDC. Analisamos o modelo de 4 TB (terabytes), mas o usuário também pode optar por versões de 1 TB, 2 TB e 3 TB.

Nas minhas pesquisas encontrei o preço para o modelo de 4 TB que inicia em R$ 926 em lojas online.

HD externo My Passport de 4 TB: Design e acabamento

O design desse HD agradou bastante por ser compacto e assim é bem fácil para guardar na mochila e transportar. Suas dimensões são de 110 x 21,5 x 81,5 mm (LxAxP) e pesa 250 gramas. Ele está disponível nas cores branca, azul, preta, vermelha, laranja e amarela. A cor do cabo USB que acompanha o produto é a mesma da cor do HD. Esteticamente falando, é algo interessante.

Reprodução

publicidade

Só é preciso tomar cuidado com ele, pois o case é de plástico rígido e qualquer queda que ele sofrer, pode ganhar uma rachadura ou trinca. Além disso, não há nada no site da empresa que informe que ele suporte quedas.

Reprodução

No entanto, isso não é um ponto negativo,  mas sim, uma característica do produto, pois um case mais robusto e um sistema de amortecimento, com certeza, iriam encarecer o HD. Mas é bom deixar essa informação registrada, afinal, são 4 TB de capacidade e não é legal perder um item desses por descuido, principalmente se ele estiver cheio.

Reprodução

O cabo USB 3.0 que acompanha o produto tem 46 centímetros de comprimento e é suficiente para manusear o HD com conforto.

Reprodução

HD externo My Passport de 4 TB: softwares e compatibilidade

Os discos externos da WDC costumam vir com softwares auxiliares. E no caso desse modelo de 4 TB, são muito bem vindos, pois ajudam a gerenciar essa quantidade gigantesca de dados. São 3 aplicações que estão listadas na tela abaixo:

Reprodução

A primeira opção é o gerenciamento de backup. O software é simples e intuitivo. Basta escolher as pastas que deseja fazer backup e a frequência que será feito. O programa pode ficar em segundo plano e o backup será feito automaticamente, conforme programado. É claro que o software fica sempre na bandeja do Windows, caso contrário o sistema não saberá que o HD está conectado e o backup não será feito.

Reprodução

Exemplo da tela de Backup do My Passport

Para restaurar o backup, o processo é mais fácil ainda, pois basta escolher as pastas e arquivos desejados que serão copiados de volta ao computador.

A segunda função serve para verificar e corrigir eventuais erros no disco e a terceira função funciona como segurança: você insere uma senha e, para o HD ser acessado, será necessário digita-la. Só há um detalhe aqui. Se o disco foi inserido em outra máquina, será preciso instalar o software de gerenciamento nesse computador novo para o My Passport ser lido.

Vale explicar para pessoas leigas que os softwares não são necessários para o funcionamento do HD. Ele pode ser gerenciado manualmente, sem problema algum. Neste caso, o usuário precisa ter todo o controle dos arquivos.

HD externo My Passport de 4 TB: desempenho

Para medir o desempenho usei um notebook com 8 GB de RAM, processador Core i7-7700HQ, que usa um disco rígido de 1 TB. E, logicamente, tem uma USB 3.0 para poder testar o My Passport.

Primeiro fiz um teste prático, transferindo uma massa de dados de 3 GB, contendo arquivos de diversos tamanhos (fotos e vídeos curtos). Foram arquivos aleatórios, para fazer um teste de uso cotidiano. A cópia desses dados do disco rígido do notebook para o My Passport levou 34 segundos, o que mostra uma taxa de transferência de 88,2 MB/seg. Esse medida é a taxa de escrita, já que os dados estavam sendo enviados para o My Passport.

Fazendo a operação inversa, ou seja, o teste de leitura do My Passport, o processo levou 32 segundos, ou, em dados, 93,7 MB/seg. Portanto, foi dentro do esperado, considerando que a taxa média de transferência de dados usada por uma interface USB 3.0 é cerca de 90 MB/seg.

Esse teste foi apenas para verificar se o My Passport se comportava dentro do esperado, já que a USB 3.0 é o gargalo de 90 MB/seg para transferir dados do PC para qualquer dispositivo externo.

HD externo My Passport de 4 TB: conclusão

Este disco rígido tem espaço à beça, mas é indicado para usuários domésticos. Claro que profissionais também podem usá-lo, mas, quem trabalha diariamente com fotos, vídeos e áudio devem considerar que, se comprarem esse HD, ele deve ser usado como uma unidade de armazenamento do dia a dia e não como um backup definitivo. O motivo é que existem mídias melhores, inclusive da própria WDC, para trabalhos profissionais. Um HD de mesa, por exemplo, que é mais robusto, pode ser instalado em rede para fazer backups e restaurações mais rápidas e que tem softwares mais sofisticados para controlar esse processo.

O My Passport é uma solução doméstica, para a maioria dos usuários que querem guardar suas fotos, vídeos e outros arquivos pessoais sem se preocupar com espaço. É preciso tomar cuidado pois este HD náo tem nenhuma proteção extra: o case de plástico rígido pode trincar facilmente em uma queda e isso não é o pior, pois não há nenhum sistema de amortecimento interno, e uma queda também pode comprometer os dados.

Isso não é de todo ruim, afinal, se esse HD trouxesse um sistema rugged para aguentar quedas, com certeza custaria, ao menos, 50% a mais. E 4TB normais já custam caro, como dito no começo no review. Portanto, o HD My Passport de 4 TB é um ótimo produto, com bom desempenho e muito espaço. É só não deixar cair.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.