Logo após o mundo ter visto a primeira imagem real de um buraco negro, divulgada na última quarta-feira, 10, fãs da banda de rock norte-americana Soundgarden lançaram uma curiosa petição online. Eles querem que a NASA nomeie o buraco negro em homenagem ao vocalista do grupo, Chris Cornell, que se suicidou em 2017, aos 52 anos.

A autora do documento, Giuliana Jarrin, lembra que uma das canções mais famosas da Soundgarden é chamada Black Hole Sun (em tradução livre, Sol do Buraco Negro), lançada em 1994. Até o fechamento da matéria, a petição já totalizava quase 15 mil assinaturas.

publicidade

“Eu peço à NASA, à equipe do Event Horizon Telescope Array e a todos os astrônomos e cientistas envolvidos nesta descoberta, para nomear este buraco negro de Chris Cornell. Esta seria uma maneira ‘surreal’ e incrível de honrar sua vida e sua contribuição para a música”, escreveu Jarrin.

Apesar das milhares de assinaturas, o buraco negro foi batizado de Powehi, nome havaiano que significa “a fonte sombria da interminável criação”, informou a CNN

publicidade

A primeira ‘fotografia’ de um buraco negro

Na quarta-feira (10), astrônomos divulgaram a primeira foto já registrada na história de um buraco negro. A imagem é resultado uma colaboração entre 200 cientistas de diversas partes do mundo, em um projeto iniciado em 1993.

publicidade

Para capturar a imagem, foram necessários oito telescópios alinhados simultaneamente ao redor do mundo. Chamado de Event Horizon Telescope Array, o sistema uniu quatro telescópios dos Estados Unidos, dois da Europa, um no Chile e um no Polo Sul.

O buraco negro da fotografia tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro – 3 milhões de vezes o tamanho da Terra – e está a 55 milhões de anos-luz do nosso planeta, na galáxia Messier 87. Ele é maior do que o Sistema Solar e tem uma massa 6,5 bilhões de vezes maior que a do Sol.

publicidade

A foto também é histórica pelo fato de um dos cientistas principais do projeto ter sido uma mulher, a doutora em engenharia elétrica e ciência da computação pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), Katie Bouman, de 29 anos.

Via: Cnet