O Airbnb oferece um serviço de qualidade, cômodo e com variedade de preços, o que o tornou extremamente útil para quem curte viajar. No entando, como nada é perfeito, casos de imóveis com câmeras instaladas — que inclusive transmitiam imagens ao vivo — figuram entre algumas das bizarrices que hóspedes azarados encontraram pelo caminho. Agora, graças aos relatos de um viajante, temos outra preocupação na lista: proprietários acusam hóspedes de terem causado danos à propriedade — danos que poderiam resultar em milhares de dólares em taxas.

Depois de sair de um Airbnb em Madri, na Espanha, o escritor de viagens Lee Abbamonte voltou para casa e recebu um e-mail de um suposto proprietário do apartamento em que ficou hospedado, extremamente irritado.

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“No começo, não achei que fosse para mim “, escreveu Abbamonte. “Eu tinha lidado com pessoas muito legais de uma empresa de gestão antes e durante a minha viagem a Madrid. Então a mulher começou a me enviar fotos do apartamento, alegando que causamos todos aqueles “danos” em sua casa”.

De acordo com o e-mail, Abbamonte e seus convidados, entre outras coisas, deixaram lixo no chão de uma sala e móveis em ruínas, incluindo uma cadeira no valor de 4.000 euros. O hóspede, por sua vez, insiste que não fez nada disso. “A cadeira, que era um pedaço de lixo, já estava quebrada quando chegamos”, escreveu ele. “Literalmente nos sentamos nela uma ou duas vezes e vimos o enchimento aparecer. Nós a recolhemos e foi isso. Nem nos ocorreu que isso era um problema ou que devíamos denunciá-lo ou algo assim”.

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E depois de várias conversas com um representante da Airbnb, o serviço ficou do lado do host. Mesmo assim, sua conta ficou com uma inscrição para “uma multa futura se algo acontecesse [situações parecidas em outras hospedagens, por exemplo].

Separamos algumas dicas para que você não passe por mais esse estresse. Sabe como é… Minha avó diria que “seguro morreu de velho”.

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Tire fotos do seu Airbnb na sua chegada e antes da sua partida

Talvez a maneira mais fácil de se proteger das falsas acusações seja tirar fotos de cada quarto assim que chegar e antes de ir embora. Ao fazer os registros no check-in, você pode se certificar de que não é responsável por qualquer dano existente. O mesmo, quando feito no check out, garante que você não deixou o imóvel em um estado de caos total.

Para tornar as provas ainda mais irrefutáveis, tente de alguma maneira comprovar o horário nas imagens. Caso encontre algum dano ao chegar no imóvel, informe o anfitrião imediatamente. Tente fazê-lo pessoalmente, mas se não for possível, envie uma foto o mais próximo possível do horário da sua chegada. Ao sair, tentar tirar uma foto com um jornal datado ou faça um vídeo do local em que a televisão ou notebook mostrem data e horários. Agradecer a estadia através do app do Airbnb também pode ser uma evidência.

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Leia os comentários com cuidado

Fique atento aos comentários de outros hóspedes antes de escolher o seu destino. Caso o imóvel seja novo no app e tenha poucos ou nenhum comentário, verifique se o anfitrião tem outros locais registrados no aplicativo. Confira se eles também são verificados através do Airbnb (que requer informações como perfis do Facebook, endereços de email e IDs emitidos pelo governo). A comunicação é a chave. Pessoas pouco comunicativas, que evitam alguma pergunta tem grande potencial para gerarem problemas na posteridade.

Comunique-se através do Airbnb

Por fim, certifique-se sobre quem se comunica com você e por qual meio, principalmente se não for o sistema de mensagens do Airbnb. Embora as empresas de gerenciamento possam operar em nome de mais de um host, crie o hábito de entrar em contato com o Airbnb para garantir que eles sejam, de fato, os proprietários. (Em outras palavras, não confie imediatamente nos e-mails de supostos proprietários).