Com o Worldwide Developer Conference (WWDC) 2019 prestes a acontecer – entre os dias 3 e 7 de junho – detalhes sobre o iOS 13, que será anunciado no evento, começam a surgir com mais força. Os destaques ficam para a adição de um modo escuro para o sistema, opções de multitarefa melhoradas, substituição da função de “Desfazer” e atualizações para o Safari e o Mail. As informações são do site 9to5 Mac.

Assim como no macOS, você poderá usar o modo escuro em seu telefone ou tablet. Os aplicativos para iPad que podem ser executados no Mac passam a funcionar nesta modalidade em ambas as plataformas. Além disso, o modo multitarefas também ganharia mudanças: no tablet, você pode executar o mesmo aplicativo em várias janelas, pode arrastá-los pela tela, empilhá-los uns sobre os outros ou até exibi-los lado a lado. 

A função de “desfazer” no iOS, que envolvia agitar o dispositivo, poderá ser usada por gestos. No iPad, você poderá desfazer e refazer ações ao deslizar três dedos para esquerda ou para a direita na área do teclado. Seria possível também selecionar vários itens nas exibições de tabela, arrastando vários dedos sobre eles.

O Safari e o Mail podem estar a caminho de receber algumas atualizações significativas também. No iPad, o o navegador talvez solicite automaticamente as versões para desktop de determinados sites, para impedir que exibam versões adaptadas às telas dos celulares, que trazem algumas limitações. O aplicativo Mail, por sua vez, pode adicionar uma opção de “ler depois”, bem como filtros atualizados de pesquisa, incluindo compras, viagens e a categoria “não importante”.

publicidade

Outras atualizações podem incluir um melhor gerenciamento das fontes de escrita, melhor suporte a idiomas, um aplicativo de lembretes melhorado, um novo visual para a interface de aumentar ou diminuir volume, melhor controle de impressão digital em aplicativos, além de filtros para evitar a ativação acidental do comando “Hey Siri”.

Ainda não há confirmações de que todas essas funcionalidades chegarão à versão final do sistema operacional. Ainda assim, é muito bom saber que alguns recursos bastante requisitados podem ser anunciados pela Apple em junho. 

VIA: Engadget