O Facebook quer colocar os posts do feed nos Stories. De acordo com a rede social, o recurso é um protótipo em estágio inicial, que ainda não está sendo testado publicamente. A companhia oferece maneiras de distribuir publicações do feed de notícias no Stories desde o ano passado.

O recurso reformata os posts e os torna parecidos com os Stories — em vez de conservar o antigo design com plano de fundo branco. Os usuários podem reagir e comentar em publicações de feed enquanto ainda estão nessa interface.

A descoberta, na versão Android, é da especialista em engenharia reversa, Jane Manchun Wong. Nesse modelo, é possível ver tanto os posts de feed quanto os característicos de Stories. Os anúncios, que representam parte significativa da receita da rede social, ainda estão sendo acomodados no formato. 

publicidade

Reprodução

O Facebook informa que está sem espaço para mais anúncios no feed de notícias e que os usuários já mudam seu tempo de visualização de Stories. Quando anunciou a mudança de comportamento do público, no segundo trimestre de 2018, suas ações caíram 20% e US$ 120 bilhões evaporaram. Essas mudanças fazem Wall Street redobrar a atenção: uma migração na forma como as pessoas navegam pode afetar não só as ações do Facebook, mas a economia global. 

Mesmo assim, a jogada da empresa faz sentido quando se condideram os números que o formato de Stories atinge. Atualmente, já são 300 milhões de usuários diários no Facebook e no Messenger, além de outros 500 milhões no Instagram e 450 milhões no status do WhatsApp.