EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Após a Catedral de Notre Dame ser devastada por um incêndio na segunda feira (15), diversas possibilidades para reconstruí-la foram levantadas. Entretanto, alguma dessas soluções podem soar um tanto quanto inusitadas, e esse é o caso da ajuda que “Assassin’s Creed: Unity” pode oferecer. O game de ação da Ubisoft traz mapas e fotos da catedral e será fundamental para trazer mais informações sobre sua estrutura, segundo o GPS World.

O jogo se passa em Paris, na época da Revolução Frances, e a representação do monumento ficou tão fiel que ela será peça importante na reconstrução. A artista de Assassin’s Creed Unity, Caroline Miousse, falou com o The Verge e contou que “passou literalmente anos exagerando nos detalhes do edifício”. Ela se debruçou sobre fotos para acertar na arquitetura, e trabalhou com artistas de textura para se certificar de que cada tijolo fosse como deveria ser.

publicidade

Além do jogo, outras produções em 3D também são a esperança para obter mais informações e executar uma restauração fiel. O historiador de arte Andrew Tallon usou scanners a laser para criar um modelo imaculadamente preciso da catedral. As digitalizações a laser, com sua precisão extraordinária, medem a distância entre o scanner e todos os pontos atingidos. Cada medida é representada por um ponto colorido que cria uma imagem tridimensional da catedral. “Se você fez o seu trabalho corretamente”, diz Tallon, o escaneamento “tem precisão de cinco milímetros [0,5 centímetro]”.

A restauração custará bilhões de euros e não será um pequeno trabalho de reconstrução. O equivalente 2 bilhões de reais já foram doados por bilionários do mundo todo e o governo francês disse garantir que nos próximos cinco anos a catedral estará pronta. No entanto, o dano não foi feito apenas para o prédio. Além dele, pinturas de valor histórico inestimável e artefatos antigos também foram destruídos no incêndio. 

Confira o vídeo:

publicidade

 

Via: TheEnemy