O incêndio na Catedral de Notre Dame já mobilizou muitas doações ao redor do mundo. Entretanto, criminosos estão usando o ocorrido para aplicarem golpes. Eles se apresentam como arrecadadores de fundos ou instituições de caridade. Para alertar todos aqueles dispostos a ajudar, a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) listou práticas que protegem pessoas bem intencionadas de cair em golpes. 

1. Pesquise a organização

Faça uma pesquisa rápida da instituição de caridade ou fundraiser que você deseja dar, além da palavra “fraude” ou “reclamação”. A FTC sugere o uso de organizações como BBB Wise Giving Alliance, a Charity Navigator, a CharityWatch e a GuideStar. 

publicidade

2. Faça perguntas

Se alguém lhe pedir para doar para uma organização, não tenha medo de pedir todos os detalhes. Em seguida, pesquise a organização usando os sites mencionados acima.

3. Saiba para onde vai o dinheiro

Além de pesquisar e fazer perguntas, os captadores de recursos online devem informar quem recebe sua doação e como o dinheiro está chegando lá. Qualquer parte de sua doação que é correspondente a um tipo de taxação deve ser divulgada de maneira clara para o doador.

publicidade

4. Doações para organizações estrangeiras nem sempre são dedutíveis

Para uma doação ser dedutível de impostos no Brasil, a instituição que recebeu o benefício deve ser vinculada ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundo dos Direitos dos Idosos, Projeto Cultural (Lei Rouanet), Atividade Audiovisual (Lei de Incentivo à Atividade Audiovisual), Atividade Esportiva (Lei de Incentivo ao Esporte), Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência e Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica. Essa ligação é mais improvável quando se trata de uma instituição estrangeira.