No segmento de smartphones, a Samsung possui várias linhas onde cada uma delas possui um destaque e público alvo diferente. Uma delas é a linha A, que traz aparelhos intermediário-premium, ou seja, eles não são os celulares top de linha da marca, mas trazem recursos específicos que possam atender a um interesse por um preço mais em conta.

O Galaxy A9 é um dos aparelhos desta linha, sendo inclusive, até o momento, o único aparelho da Samsung a contar com 4 câmeras na parte traseira. O Olhar Digital recebeu uma das unidades deste aparelho para teste e conta com detalhes quais são os seus prós e contras.

publicidade

Design e tela

Seguindo a tendência dos últimos aparelhos lançados, a Samsung coloca no A9 um display infinito Super AMOLED com o tamanho generoso de 6,3 polegadas. A sua resolução é de 1080×2220 pixels na proporção 18:5:9. Na prática, o aparelho consegue trazer cores bem vivas, mesmo quando um vídeo é escuro por exemplo. Já na questão estética, ele fica elegante, mas as bordas da parte de cima e de baixo poderiam ser um pouco menores.

Na parte da frente, diferente dos aparelhos top de linha da marca, o Galaxy A9 não conta com a proteção do Gorilla Glass para o seu display e nem tem certificações de resistência a água ou poeira. A sua parte traseira tem o acabamento feito em plástico, mas que é bonito e não pega muitas marcas de dedo, sendo que ali também fica localizado o seu leitor de impressões digitais, que por sinal, foi um dos melhores e mais rápidos já testados pelo Olhar Digital.

publicidade

Por fim, em relação ao design, o aparelho possui o seu peso em torno de 180 gramas, algo que o deixa um pouco pesado. No seu corpo, ele tem apenas os clássicos botões Power e de volume, além da acertada decisão de manter a entrada para fones de ouvido P2 e a porta para carregamento via USB-C.

publicidade

Desempenho e bateria

O Galaxy A9 conta com o processador Octa-Core Snapdragon 660, 6 GB de memória RAM e 128 GB de espaço para armazenamento, expansível com cartão micro SD para até 512 GB. Este conjunto consegue oferecer uma boa performance para aplicativos e até jogos mais pesados como o Fortnite. Ainda assim, vale a ressalva, que ele não é um aparelho top de linha, então, uma lentidão ou outra momentânea ainda ocorre e com certa frequência.

publicidade

Já para a bateria, este aparelho traz 3.800 mAh que fica bem justo em sua configuração. Utilizando o aparelho para tarefas normais, ou seja, sem jogar muito, você deverá ficar com uma sobra na sua carga ao fim do dia. Para carrega-la, o aparelho conta com a opção de carregamento rápido, durando em torno de 1 hora e 30 minutos o tempo para uma carga completa.

Software

De fábrica, o Galaxy A9 vem com o Android 8 (Oreo) instalado, mas o aparelho já tem disponível a sua atualização para o Android 9 (Pie). Inclusive, através desta atualização o aparelho tem a sua interface trocada para a One UI, que procura deixar o sistema com uma aparência mais pura, parecida com a do Android One.

Esta interface facilita bastante na hora de encontrar as principais funções do sistema, mas se você está interessado em alguns recursos exclusivos do Android Pie ou One, existe um problema. Uma das funções mais interessantes do Android Pie e One era, por exemplo, o recurso do Bem Estar Digital, que faz você passar menos tempo no celular. Apesar do A9 estar nesta versão do sistema, este recurso e algumas outras funções da última versão do Android não estão neste aparelho.

Além disto, o Galaxy A9 vem com alguns aplicativos pré-instalados, que não podem ser removidos do sistema, sendo no máximo desativados. Quem também marca presença, mais uma vez, é a Bixby, que continua sem suporte ao português. Ao menos, desta vez, a assistente virtual até traz alguns recursos interessantes como a possibilidade de traduzir textos usando a câmera do celular na própria imagem dela, mas tanto esta função quanto outros recursos dela continuam a funcionar de forma duvidosa, apresentando bugs e outros problemas.

Câmera

Um dos destaques do Galaxy A9, como não poderia ser diferente fica para a qualidade de suas fotos, já que o aparelho conta com quatro câmeras traseiras, divididas em: duas wide, uma ultrawide e uma teleobjetiva. Em ambientes bem iluminados, você conseguirá tirar resultados excelentes das fotos, entretanto, em ambientes escuros, será necessário fazer o uso do flash, que é claro, não consegue representar uma fidelidade as cores. O modo “Profissional” da câmera se demonstra bem simples e não traz muitas opções para você obter resultados que sejam muitos superiores as configurações automáticas.

Se o seu interesse já é para vídeos, então este aparelho pode lhe atender bem. Por padrão, o Galaxy A9 vem configurado para gravar vídeos na resolução Full HD (1080p), mas é capaz de realizar gravações até na resolução Ultra HD (4K). Além disto, um recurso geralmente encontrado apenas em aparelhos premium também está nele, que fica por conta do efeito Super Slow Mo.

Já a câmera frontal do aparelho também consegue surpreender nos resultados e tira boas fotos sempre mantendo uma boa fidelidade de cores e detalhes. Um recurso interessante dela, dificilmente visto em outros aparelhos, também fica para a possibilidade de tirar selfies panorâmicas.

Preço e disponibilidade

O Galaxy A9 já está à venda desde o final do ano passado. Atualmente, ele pode ser adquirido pela loja virtual da Samsung por R$ 2.799,00. No entanto, já é possível achar o dispositivo por um preço mais baixo em diversas varejistas parceiras da fabricante sul-coreana. 

Conclusão

O Galaxy A9 é um bom aparelho e consegue entregar muitos recursos que geralmente são vistos apenas em smartphones top de linha. Ele tem um ótimo sensor de impressões digitais e até mesmo pode ser desbloqueado por reconhecimento facial.

O fato dele rodar o Android Pie também é um atrativo, mas as modificações impostas pela Samsung, que remove alguns de seus recursos é um contra a ser levado em consideração. Também é verdade que o Galaxy A9 chama a atenção por trazer quatro câmeras, mas parece que o seu software limita um pouco o controle que você tem sobre elas, apesar de conseguir trazer um bom resultado a partir delas.

Assim, é possível afirmar que o Galaxy A9 é um bom celular, mas o preço pedido nele pode estar um pouco acima do ideal. Entretanto, neste valor, pode valer mais a pena ficar de olho na nova linha A da Samsung, que tem aparelhos com configurações parecidas, são mais recentes e não devem fugir muito desta faixa de preço.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.