O Android One é uma das apostas do Google para que smartphones que carreguem o seu sistema mantenham uma aparência mais pura, além de terem mais atualizações garantidas. No Brasil, um dos aparelhos de grande sucesso com o sistema é o Motorola One. Mas, via importação, o Xiaomi Mi A2 também tem alcançado o seu espaço por aqui.

Para saber qual é o melhor destes dois smartphones com o Android One, o Olhar Digital preparou um comparativo entre eles e explica em detalhes quais são os seus pontos fortes e fracos.

publicidade

A seguir, veja o comparativo entre os aparelhos Motorola One e Xiaomi Mi A2.

Design e acabamento

O Motorola One possui vidro na sua parte frontal sendo que ele possui um notch assim como o do iPhone X. Ele está disponível em tons de preto ou branco. Já o seu peso fica em torno de 160 gramas com as dimensões de 149.5 x 72.2 com 7.97 milímetros de espessura. Já no quesito de proteções, o aparelho apresenta resistência a líquidos. A parte de trás do aparelho também tem o acabamento feito em vidro, sendo por lá que fica o seu leitor de impressões digitais.

publicidade

Reprodução

Já o Xiaomi MI A2 possui a sua parte frontal toda em vidro, enquanto a sua parte traseira tem o acabamento feito em alumínio. Ele está disponível nas cores preto, dourado, azul, vermelho e um rosa com tonalidade dourada. O seu peso fica em torno de 166 gramas com as dimensões de 158.7 x 75.4 com 7.3 milímetros de espessura. O aparelho não traz nenhum tipo de proteção extra. O seu leitor de digitais, assim como no Motorola One, também fica na parte traseira do aparelho.

publicidade

Reprodução

No que diz respeito ao acabamento, fica claramente uma vantagem para o aparelho da Motorola, que demonstra ser mais resistente devido ao material e proteções utilizadas, além de ter um visual mais premium e ser um pouco mais leve.

publicidade

Placar: Motorola One 1 x 0 Xiaomi Mi A2

Tela

Em relação a sua tela, o Motorola One conta com um display IPS LCD de 5.9 polegadas e a resolução HD+ (1520 x 720 pixels) na proporção 19:9 e 287 ppi de densidade. Para proteger este display, o aparelho conta com o Gorilla Glass contra quebra e arranhões.

Reprodução

Por sua vez, o Xiaomi Mi A2 também possui um display LCD IPS, sendo este de 5.99 polegadas com a resolução 2160 x 1080 pixels na proporção 18:9 e 403 ppi de densidade. Mais uma vez, neste quesito, o aparelho também conta com o Gorilla Glass contra quebra e arranhões.

Apesar do Gorilla Glass ser uma proteção muito bem-vinda, apenas este fator não é o suficiente para o Motorola One se sair superior neste quesito. Além da tela do Xiaomi Mi A2 ser ligeiramente maior, a sua resolução lhe garantirá uma imagem melhor, sem contar a nitidez, que também ficará melhorada graças a sua boa densidade.

Placar: Motorola One 1 x 1 Xiaomi Mi A2

Câmera

O Motorola One conta com duas câmeras traseiras, sendo a primeira de 13 megapixels e abertura de f/2.0 com o recurso PDAF, que ajuda a estabilizar o foco nas fotos. Já a segunda, tem 2 megapixels, abertura de f/2.4 e um sensor de profundidade. Os vídeos com elas podem ser gravados em 2160p a 30 quadros por segundo ou em 1080p (Full HD) a 60 quadros por segundo. Para estas câmeras, o aparelho conta com um flash LED.

Reprodução

Neste quesito, o Xiaomi Mi A2 também conta com duas câmeras traseiras, sendo a primeira de 12 megapixels com abertura de f/1.8. Enquanto isto, a segunda câmera possui 20 megapixels, abertura de f/1.8, PDAF e HDR. Através delas, os vídeos podem ser gravados em 2160p ou em 1080 a 30 quadros por segundo e em 720p até 120 quadros por segundo. Para estas câmeras, o aparelho conta com dois flashes LED.

Reprodução

Já na parte frontal, o Motorola One conta com uma câmera de 8 megapixels e abertura de f/2.2 sem LED, sendo que seus vídeos podem ser gravados em 1080p (Full HD) a 30 quadros por segundo. Enquanto isto, a câmera traseira do Xiaomi Mi A2 tem 20 megapixels e abertura de f/2.2, flash LED e HDR automático. Os seus vídeos podem ser gravados também em 1080 a 30 quadros por segundo.

Neste quesito, mais uma vez fica a vitória para o aparelho da Xiaomi. O seu conjunto de câmeras traseiras, além de em um todo terem mais megapixels, também possuem uma abertura menor, que lhe possibilita tirar fotos com mais qualidade até mesmo em ambientes com uma iluminação fraca. Além disto, no quesito de selfies, o Mi A2 consegue oferecer mais recursos que ajudam a dar uma boa qualidade final para as fotos.

Especificações

Na parte mais técnica, o Motorola One traz um processador octa-core Snapdragon 625 com frequências que vão até 2.0 GHz, GPU Adreno 506, 4 GB de RAM, 64 GB de espaço para armazenamento com entrada para cartões micro SD de até 256 GB e bateria de 3.000 mAh com carregamento rápido. Por padrão, o aparelho vem com o Android One na versão 8.1 (Oreo), mas já conta com a atualização para a versão 9.0 (Pie).

Em relação a conexões e entradas, o Motorola One traz suporte a 4G, Wi-Fi, Bluetooth, rádio FM, NFC e uma entrada para fones de ouvido com a porta P2. A conexão ao PC é feita através de uma entrada uma conexão tipo C suportando portas USB 2.0.

Por sua vez, o Xiaomi Mi A2 conta com um processador octa-core Snapdragon 660 com frequências que vão até 2.2 GHz, GPU Adreno 512, 4 ou 6 GB de memória RAM, 32/64/128 GB de espaço para armazenamento sem entrada para cartões microSD e bateria de 3.000 mAh. Assim como o Motorola One, o aparelho também vem com o Android One na versão 8.1 (Oreo), mas já conta com a atualização para a versão 9.0 (Pie).

Para a parte de conexões e entradas, o Xiaomi Mi A2 traz suporte a 4G, Wi-Fi, Bluetooth. A sua conexão ao computador é feita por uma conexão tipo C com suporte a portas USB 2.0.

Ambos os aparelhos conseguem oferecer uma boa performance para a maioria dos aplicativos e jogos atuais. Os processadores usados nele são diferentes, mas o seu desempenho no dia-a-dia é praticamente o mesmo. Entretanto, é preciso levar em consideração que o Xiaomi MI A2 tem versões com mais memória RAM, sendo este um item que pode acabar fazendo a diferença.

Além destes pontos, também é preciso dizer que o carregamento rápido do Xiaomi Mi A2 é um pouco mais eficiente do que o aparelho da Motorola. E, por fim, também é necessário ressaltar que o Xiaomi Mi A2 é mais limitado no quesito de conexões, já que ele não tem entrada para fones P2 e NFC. Desta forma, neste quesito, por conta do seu melhor desempenho em um todo e em multitarefas, o aparelho da Xiaomi se sai vencedor, mas por pouco.

Placar: Motorola One 1 x 3 Xiaomi Mi A2

Preço e disponibilidade

O Motorola One foi lançado no mês de outubro no Brasil e pode ser adquirido no site oficial da fabricante por R$ 1.399,00. Apesar disto, ele já pode ser encontrado também em outras lojas online por um preço um pouco menor.

Já o Xiaomi Mi A2 foi lançado em abril do ano passado, mas ele assim como a maioria dos aparelhos da marca não chegou de forma oficial ao Brasil. Mesmo assim, o aparelho pode ser encontrado em lojas virtuais brasileiras com que preço que chegam até R$ 1.050,00.

Placar: Motorola One 1 x 4 Xiaomi Mi A2

Conclusão

Ambos os aparelhos ainda são boas opções e conseguem apresentar um bom desempenho para a maioria dos programas e jogos. Além disto, mesmo tendo um preço mais acessível, estes smartphones conseguem oferecer alguns recursos interessantes, que nem sempre são vistos em aparelhos de entrada.

A vitória, entretanto, fica mesmo para o Xiaomi Mi A2, que consegue oferecer mais qualidade em praticamente todos os quesitos, que realmente fazem a diferença para o dia-a-dia. Desta forma, mesmo com um aparelho importado, você ainda tem acesso a ele por um preço menor e isto cada vez mais demonstra que as empresas tradicionais precisam encontrar respostas para competir com a Xiaomi no Brasil.