Quando queremos acessar o mapa de uma área específica, automaticamente pensamos no Google Maps ou no Apple Maps. No entanto, existem outras alternativas multiplataforma que permitem explorar cartograficamente uma região de interesse, e uma delas é o Bing Maps. O aplicativo da Microsoft pode não ser tão popular quanto os outros dois, mas ele acaba de adicionar um recurso muito interessante: agora, o usuário pode visualizar imagens atualizadas das ruas no seu trajeto.

As zonas que oferecem essa possibilidade são apontadas no mapa por novos ícones cinzas com figurinhas de câmeras. Ao clicar em um deles, uma janela aparece imediatamente no lado esquerdo da tela com a última imagem registrada pela câmera indicada. Os ícones são habilitados ao selecionar a função “Trânsito”, sinalizada pela imagem de um semáforo. Veja na imagem abaixo como a ferramenta trabalha.

publicidade

Reprodução

O Bing Maps ainda ocupa uma pequena fatia do mercado cartográfico digital, mas não para de apresentar melhorias. Desde uma atualização de 2017, o Bing Maps oferece informação de fluxo de veículos em tempo real para 55 países. Agora, com a ferramenta das câmeras, o usuário tem mais um recurso para ajudar no cálculo do seu trajeto. Vale lembrar que ela é compatível tanto com a vista aérea da região, como com a clássica vista de estradas.

publicidade

Além da função de imagens, como se pode ver, o Bing Maps se utiliza de um sistema de cores muito semelhante ao do Google Maps para marcar a situação do trânsito. Em cenários conturbados, a cor vermelha indica trânsito intenso e o laranja, moderado. No casos mais tranquilos, o amarelo sinaliza fluxo livre e o verde, sem trânsito. 

Fonte: XatakaWindows

publicidade