Fazendo uma comparação com tempos passados, a rotina do século XXI teve destaque devido a uma óbvia característica: a presença pervasiva da tecnologia.

Não é à toa que essa particularidade modificou totalmente nosso modo de vida, relações sociais e também a vida profissional. As novas tecnologias estão massivamente presentes no cotidiano e, há muito, a linha de utilização de tais recursos, aumentou de tal maneira que já não é mais possível determinar fronteiras entre trabalho e lazer quando se analisa as perspectivas dos objetivos de sua construção. Dentro desse contexto estão novos profissionais, surgidos de uma sociedade digital, com características bem distintas da geração anterior e que deverão suprir demandas complexas que o mercado precisa. Devido à grande demanda por inovações e agilidade, a procura por mais especialistas nessas atividades será questão fundamental ao longo deste e dos próximos anos. Assim, apesar de existirem mais de 2019 oportunidades quando o assunto é digital, tecnologia, engenharia e analytics, separei cinco perfis profissionais que já se destacam e vão ganhar cada vez mais espaço nesse novo cenário:
 
1. Consultor em Digital
Esses profissionais que atuam na área da Tecnologia da Informação são responsáveis por organizar diferentes tipos de corporações, como grandes empresas e órgãos públicos. O especialista em ambientes digital tem como principais objetivos aumentar a produtividade, reduzir custos e facilitar os processos de trabalho, através da utilização de ativos tecnológicos, assim como facilitar a conversa entre os departamentos de negócio e as áreas de engenharia e tecnologia.

publicidade

Para quem é fã de tarefas dentro do meio tecnológico, gosta de resolver problemas, tem pensamento analítico e deseja colocar a criatividade em prática, procurar uma carreira dentro de TI é uma boa opção.

Atualmente, a área dos Especialista em TI apresenta uma alta demanda e grande crescimento no mercado. Esses resultados podem ser, principalmente, relacionados ao trabalho do profissional ter se tornado uma peça estratégica para a evolução de uma empresa.
 
2. Desenvolvedor de Software
O bom e velho Desenvolvedor de Software, que tantas vezes fabricantes e gurus disseram que iria acabar, segue firme, forte e com demanda crescente. O perfil atual, além da óbvia necessidade de conhecer o ambiente aonde irá programar, precisa conhecer de métodos ágeis e trabalha tanto com a codificação, quanto os testes dos sistemas. Além de criar novos sistemas, esse novo programador é responsável pela manutenção e correções de códigos já implementados, tanto para uso em desktops, quanto para smartphones. O profissional está presente desde a criação até a finalização das soluções, numa visão mais ampla do que a vigente nos anos 90 e início dos 2000. Segundo as pesquisas sobre o mercado de tecnologia, a área de desenvolvedores tem como perspectiva crescer mais de 30% até 2026. Ou seja, é um cenário de possibilidade para criação de muitas vagas nesse setor.

publicidade

3. Cientista ou Analista de Dados
Segundo o site Glassdoor, nos últimos três anos consecutivos, o profissional de Análise de Dados tem se mantido no topo da lista de demanda nos Estados Unidos e em 2019 o cenário promete continuar o mesmo.

A presença desse profissional se tornou uma importante na realidade de muitas empresas. Este especialista atua na coleta, recolhimento, análise e interpretação dos dados. Esse trabalho tem como função promover o melhor desenvolvimento, desde um projeto de marketing até uma nova ação dentro de uma empresa.

publicidade

O sucesso atual do Analista de Dados pode ser relacionado ao interesse das companhias de possuírem esse profissional próximo e até dentro do próprio ambiente de trabalho. Assim, as respostas sobre os problemas, que têm impacto direto no resultado econômico da empresa, são logo analisadas e iniciados os procedimentos para aprimorá-los, trazendo a solução o quanto antes.

Para quem deseja atuar como Analista de Dados no mercado de trabalho, os cursos de graduação mais indicados são de Ciência da Computação, Estatística, Economia ou Matemática. Para completar, o profissional precisa se manter excepcionalmente informado sobre o uso de softwares em plataformas digitais diversas.

publicidade

4. Engenheiro de Machine Learning
Trabalhar com Inteligência Artificial é um meio de grande expansão nas áreas de tecnologia. A principal função do profissional é ensinar as máquinas, que utilizam a Inteligência artificial, a pensar como humanos. O “boom” desse tipo de tecnologia no mercado fez com que, proporcionalmente, aumentasse a demanda por esse profissional.

Esses Engenheiros de Machine Learning buscam otimizar os procedimentos e práticas de negócios na rotina, a produtividade e funcionalidade. Um exemplo desse trabalho em ação é o uso da Netflix. A lista de sugestões que a plataforma entrega ao usuário, de acordo com os conteúdos que consumiu, são uma atividade preparada por esse engenheiro. É ele quem “ensina” aos robôs os algoritmos corretos para obter esse tipo de resposta individualizada. Dessa maneira, quanto maior o banco de dados, melhor é o resultado do trabalho.

A combinação entre a engenharia de softwares com a pesquisa de dados faz com que o profissional seja muito importante para diferentes empresas atualmente. A necessidade de um profissional como esse nos dias de hoje vai desde uma marca de varejo, procurando resultados em cima dos hábitos dos consumidores, até mesmo na educação, para criar modelos de aprendizagem mais eficientes.

5. Engenheiro de Segurança da Informação (CyberSecurity)
A segurança na área de tecnologia pode ser destacada como uma das principais preocupações das empresas. O roubo de dados e informações de uma marca pode gerar uma perda financeira gigantesca e até mesmo a falência dela. Além disso, a mesma preocupação aparece do lado do consumidor que, ao disponibilizar seus dados em um cadastro, por exemplo, espera que cada uma das informações esteja segura.

O trabalho de proteger os dados, tanto de ameaças internas como externas, demanda do profissional dessa área um alto conhecimento técnico, para seja capaz de prever riscos. É possível destacar algumas de suas atividades, como a análise de vulnerabilidade da empresa e a realização de testes de penetração.

A grande demanda por esses engenheiros está relacionada ao momento em que as empresas estão abrindo seus olhos quanto à essencialidade de criar blindagens em seu TI, tanto em produtos como em serviços. A procura por esses especialistas só tende a aumentar com o passar dos anos, sendo uma das principais profissões neste ano.
 
Com os avanços tecnológicos seguindo em ritmo acelerado, a demanda por esses profissionais tende a aumentar, além do surgimento de outros perfis, tão necessários quanto os que listei. O que já não se pode negar é que a tecnologia tem ditado – e exigido – do mercado de trabalho. Agora, ela caminha a passos largos para se tornar habilidade fundamental em todas as profissões, até mesmo aos tradicionais médicos e advogados.