Juntamente com a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), a iminente revolução tecnológica em carros autônomos conquistou a imaginação popular e define o debate sobre o impacto da tecnologia na próxima década (e além).

No entanto, como acontece com qualquer tecnologia disruptiva que promete melhorar fundamentalmente a maneira como vivemos, também surgem muitos equívocos. Vamos dar uma olhada nos três mitos mais recentes sobre carros autônomos:

publicidade

Mito 1: Os amantes de carros não mais aproveitarão a experiência

Uma das principais preocupações dos fanáticos por automóveis é que os carros autônomos significarão o fim de sua “diversão” nas estradas, e eles perderão todo o prazer que eles atualmente obtêm de seus veículos. Eles amam as porcas e parafusos e mecânica de estar fisicamente ao volante – por que eles querem desistir disso?

publicidade

Os últimos relatórios de jornalistas de tecnologia afirmam que os carros autônomos são monótonos, supondo que a maioria dos atuais veículos de teste e “grupos de autodireção” são considerados “lentos, chatos e estranhos“. Isso ocorre porque esses protótipos autônomos estão operando em velocidades muito baixas em áreas monitoradas de perto e geograficamente limitadas de cidades de teste e rodovias públicas selecionadas.

Daqui a uma década, provavelmente veremos carros autônomos muito mais rápidos e empolgantes nas estradas e, para os corredores mais exigentes que quiserem, sem dúvida haverá novos estilos de modificação dos recursos e da estética de seus próprios veículos. Além disso, os verdadeiros amantes de carros ainda poderão desfrutar de seus dias de pista “tradicionais”, uma cena underground que provavelmente também florescerá.

publicidade

Mito 2: Carros autônomos são perigosos

Outros pessimistas do mundo autônomo acreditam que os veículos autônomos são potencialmente inseguros, com inúmeras preocupações de segurança sendo destacadas extensivamente na mídia, como a falha de velocidade do piloto automático do Tesla, o acidente fatal do Uber e os pedestres de pele mais escura. Embora o erro humano é a principal causa de acidentes, se você desistir do controle humano do carro, quem é o responsável final quando ocorre um acidente?

publicidade

Este é um refrão familiar quando se trata da opinião popular contra carros autônomos. No entanto, a verdade é que os carros autônomos serão imensamente mais seguros do que os carros movidos por humanos, devido à confiabilidade e precisão dos mapas atualizados em tempo real e da comunicação veículo-veículo (V2V).

A HERE Technologies está trabalhando para o chamado “carro autônomo de nível 5” para garantir totalmente a segurança daqueles que entram e saem de veículos autônomos. Além disso, os serviços de segurança da HERE estão focados em pesquisa e desenvolvimento de sensores cada vez mais precisos e mapas em HD ricos e atualizados em tempo real para garantir que todos os veículos autônomos respondam imediatamente a qualquer mudança nas condições da estrada.

Mito 3: Carros autônomos serão hackeados

Finalmente, como carros autônomos serão os lugares em que muitos de nós passaremos muito tempo no futuro, precisamos ter certeza de que eles são locais seguros para trabalhar, brincar e socializar. No entanto, os relatórios atuais afirmam que eles serão facilmente invadidos. “Maior conectividade dá ao criminoso mais acesso”, disse uma matéria recente do Financial Times.

Em 2019, um dos principais problemas com os testes de carros autônomos é o da segurança de dados, que poderia potencialmente deixar muitos veículos autônomos suscetíveis a ataques de hackers. No entanto, deve-se ressaltar que estes ainda são testes, e não serviços públicos amplamente disponíveis. Apesar do ceticismo generalizado sobre sua segurança, os especialistas são regularmente citados em relatórios sobre veículos autônomos de direção e testes, afirmando que são “menos vulneráveis ​​a hacks do que veículos controlados por humanos”.