O Polestar 2, sedan totalmente elétrico da Volvo, será o primeiro veículo a suportar o sistema operacional Android Automotive, do Google. A marca está expandindo sua tecnologia para desenvolvedores terceirizados, levando aplicativos para sistemas de infoentretenimento veiculares. Aindo foi anunciado nessa quarta-feira (1/5), que os desenvolvedores de plataformas de mídia poderão criar experiências para o Android Automotive OS e o Polestar 2, começando no Google I/O 2019, a conferência anual de desenvolvedores do Google, que será realizada entre os dias 07 e 9 de maio.

A Polestar é a marca de carros híbridos e elétricos da Volvo. Em 2017, ela lançou o Polestar 1 e, em fevereiro deste ano, anunciou a Polestar 2, um compacto com 408 hp, 500 km de autonomia e dotado de um sistema multimídia com tela de 11 polegadas e trazendo o Android Automotive OS embarcado. O modelo, que recebe os serviços do Google integrados, inclui o Google Assistente, o Google Maps e o Google Play, e tudo ao que tudo indica, a possibilidade de baixar aplicativos e ampliar suas funcionalidades.

publicidade

O Android Automotive OS é flexível e se adapta a diferentes tamanhos, formatos e resoluções de tela, por isso as possibilidades são enormes. Além disso, como foi apontado em testes no Android Police, o sistema operacional está pronto para funcionar sem uma conexão com a Internet e sem a conta do Google (embora isso signifique sacrificar funções).

A Polestar não é a única empresa com planos de incorporar uma versão do Android em seus sistemas de infoentretenimento automotivo. A Volvo anunciou que usaria o mesmo em sua próxima geração do Ivo. A Fiat Chrysler Automobiles anunciou na terça-feira (30/4) que vai usar a tecnologia da Harman e do Google para desenvolver seus serviços de carros conectados. Já a Renault-Nissan-Mitsubishi Alliance também anunciou planos para o Android Automotive OS, bem como outras montadoras que o Google não pode revelar neste momento.

publicidade

 

Via: XatakaAndroid