A Netflix já faz parte do nosso dia a dia, há uns bons anos. E além dos filmes e séries, uma das coisas legais do serviço de streaming é que você pode compartilhar a sua conta com um amigo ou alguém da família pra economizar na hora de pagar a mensalidade. Mas antes de fazer isso, você deve tomar alguns cuidados. Sabe quais são? Então vem comigo que eu te mostro!

Quando você cria uma conta na Netflix, você define um login, que é o e-mail e a senha pra acessar o serviço. E mesmo que a plataforma deixe você criar diversos perfis, de usuários diferentes, o nome de usuário e senha pra acessar são sempre as mesmas pra qualquer um. Por isso, quando você for compartilhar a sua conta, uma boa ideia é você e a outra pessoa definirem uma senha juntas. Assim, você não cai na cilada de escolher uma senha que você já usa em outros serviços como e-mail ou redes sociais, por exemplo.

Agora, outra dica que parece meio básica, mas que muita gente não usa na hora de compartilhar a sua senha da Netflix: o perfil do usuário. A Netflix permite que você crie até cinco perfis dentro da conta e a grande vantagem disso é que cada pessoa pode controlar o conteúdo que ela está vendo da forma que quiser. Dentro de cada perfil, você pode ter sugestões personalizadas do tipo de filme e série que você gosta, escolher se quer ver filmes na língua original ou dublado, configurar a reprodução do jeito que você gosta, criar uma lista só sua, ver o que você assistiu recentemente e até criar uma lista para o seu filho, priminho ou sobrinho, onde eles podem assistir as atrações que são mais indicadas pra idade deles. Legal, né?

Se você quer compartilhar a sua conta da Netflix com outras pessoas, a escolha do plano faz toda a diferença. Isso porque, dependendo do plano que você tiver, pode ser que não seja possível que duas pessoas usem o serviço ao mesmo tempo.

publicidade

No plano básico, dá pra ter só uma tela ativa, ou seja, se você estiver usando o serviço no sábado à noite, por exemplo, a outra pessoa com quem você compartilhou a conta não pode usar o perfil dela naquele momento. Além disso, esse plano não tem suporte à resolução hd e downloads podem ser feitos em apenas um smartphone ou tablet.

Já o plano padrão hd é melhor, já que dois perfis podem usar o serviço ao mesmo tempo.  Ele tem suporte à resolução hd e permite que você e seu amigo ou familiar façam downloads em em até dois celulares ou tablets.

E o plano mais legal é plano premium ultra hd. Nele, até quatro perfis podem acessar a Netflix ao mesmo tempo e os filmes e séries podem ser assistidos em resoluções hd e ultra hd e vocês ainda podem fazer downloads em 4 celulares ou tablets. A desvantagem? Bom, esse é o plano mais caro de todos. Mas se você conseguir dividir em 4, talvez não fique tão pesado, né? 

Já que você decidiu compartilhar a sua conta, um ponto que você deve prestar bastante atenção é na hora de gerenciar os celulares ou tablets que fazem downloads dos filmes e séries. Como cada plano limita o número de aparelhos que podem baixar esses conteúdos, uma boa ideia é você visitar uma seção chamada “gerenciar dispositivos de download”. Lá, você vai ver todos os celulares que já baixaram algum conteúdo da Netflix e você pode excluir os aparelhos que não usa mais, principalmente se você trocou de telefone.

E por último, vamos falar da lista de atividades da Netflix. Mesmo que ele deixe que você crie vários perfis de usuário, é bom lembrar que eles não são protegidos por senha. Isso significa, por exemplo, que todo mundo com quem você compartilhou sua conta tem acesso ao histórico do que você assistiu. Assim, se você não quer compartilhar essas informações, a dica é acessar a seção “o que foi assistido” e apagar tudo da sua lista. Fácil, né?