EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O Google divulgou uma série de novos recursos para o seu aplicativo de buscas, o Google Search, e para o Lens, seu serviço de reconhecimento de imagem. As novidades foram reveladas durante a conferência anual de desenvolvedores da empresa, a Google I/O, na tarde desta terça-feira (7), onde o Olhar Digital confere tudo ao vivo de São Francisco. Elas prometem potencializar as capacidades visuais dos produtos da empresa, tornando as informações do mundo mais acessíveis aos usuários.

Já imaginou se você pudesse ver um tubarão branco na sua frente, por exemplo? Agora você pode – e tudo só depende do Google Search! Isso porque o aplicativo de buscas passou a suportar o uso de realidade aumentada, o que permite utilizar a câmera do seu aparelho para trazer imagens em 3D diretamente do Search para a realidade. Veja como isso funciona:

publicidade

via GIPHY

A companhia explica que está desenvolvendo parcerias com a NASA, a New Balance, a Samsung, a Target, a Visible Body, a Volvo, a Wayfair e muito mais para exibir seu próprio conteúdo no aplicativo. A ideia é que o usuário possa interagir com modelos 3D através da realidade aumentada, explorando diferentes ângulos de uma imagem, seja ela uma reprodução de um músculo flexionado ou um tênis da sua lista de compras.

Google Lens: mais soluções visuais para os usuários

publicidade

Outro serviço que recebeu uma série de novas funções foi o Lens. O aplicativo de reconhecimento de imagem ganhou um mecanismo que lê menus de restaurantes, pelo qual ele também consegue grifar os principais pratos disponíveis. Além disso, você pode clicar no prato destacado e acessar demais informações, como imagens, ingredientes e avaliações de usuários. No fim da refeição, o app ainda te ajuda a calcular a gorjeta e dividir a conta entre amigos. E tudo isso somente com o uso da câmera.

 

via GIPHY

Uma das maiores novidades é a integração do Lens ao Google Go, o app de buscas da empresa para aparelhos mais básicos. Ele vem acompanhado de recursos text-to-speech e de tradução automática, este que já funciona em mais de 12 línguas. Ou seja, agora você pode apontar a câmera do telefone para um texto e deixar a ferramenta do Lens trabalhar: ela traduz a mensagem e ainda pode reproduzir em áudio, seja no idioma original ou no traduzido. E o melhor é que toda essa tecnologia será comprimida em pouco mais de 100 kb, ocupando um espaço mínimo no seu smartphone.

 

via GIPHY