A Microsoft pouco a pouco tenta desfazer a imagem de antagonista do código-aberto e do Linux. Após anunciar uma série de novidades nos últimos anos, com várias distribuições publicadas na Windows Store, a empresa aproveitou a Build 2019 para anunciar que o Windows 10 terá um kernel de Linux completo.

Calma, o Windows não vai rodar sobre o Kernel do Linux. O que isso significa é que a nova versão do WSL (sigla Subsistema Windows para Linux) terá como base este kernel de Linux customizado internamente. A Microsoft diz que a novidade será lançada com base na versão 4.19, que é a versão estável mais recente do Linux, mas a empresa também se compromete a sempre garantir que o WSL rode sobre a versão mais recente do kernel do Linux.

A expectativa da Microsoft é introduzir a novidade agora no terceiro trimestre para os usuários que já são membros do programa Windows Insider. Com isso, é possível que a função já esteja pronta na atualização programada para o segundo semestre deste ano, ainda sem data de lançamento marcada. Tradicionalmente, no entanto, a empresa programa as atualizações para algum momento entre outubro e novembro.

Com a nova ferramenta, a vida de desenvolvedores que usem o WSL deve ser bastante facilitada, com um ganho significativo de desempenho. A empresa também nota que as atualizações serão distribuídas por meio do Windows Update.