A HyperX, divisão gamer da Kingston, construiu uma reputação em oferecer produtos de qualidade para gamers ao longo dos anos, desde teclados e mouses até fones de ouvido e armazenamento SSD.

E agora, a empresa avançou no ramo dos microfones. Ela acaba de lançar o HyperX Quadcast, direcionado para podcasters, youtubers e streamers. Compatível com Windows, Mac e PS4, ele chega ao mercado pelo preço sugerido de R$ 899,90.

publicidade

Mas o dispositivo vale o preço? Acompanhe o review e saiba tudo sobre o Htper X Quadcast.

Microfone HyperX Quadcast: design e recursos

A HyperX não reinventou a roda no design desse microfone,mas trouxe recursos legais. O formato cilíndrico, tradicional para transmissões de rádio, é bem vindo, pois seus captadores de áudio ficam em volta dele. Dessa forma é possível fazer podcasts ou entrevistas com várias pessoas com o microfone no centro da mesa, captando a voz de todos por igual.

publicidade

Reprodução

Ele já vem montado em um suporte de metal com fundo emborrachado e pesado. Isso é bom para manter o microfone equilibrado, já que também há a possibilidade de ajustar a posição do microfone por meio de uma chave tipo borboleta.

publicidade

Reprodução

Ele também vem com sistema anti-choque, que são os elásticos vermelhos em volta dele, que absorvem o impacto das mãos esbarrando na mesa que, invariavelmente são quase impossíveis de evitar durante uma conversa no podcast ou transmissão streaming.

publicidade

Reprodução

Ele não precisa ser utilizado apenas na mesa. O Quadcast vem com um adaptador que suporta tamanho de fios de 3/8 e 5/8 de polegada, compatível com a maioria dos pedestais de microfone.

Reprodução

Na parte de trás, logo acima do conector mini-USB, está o conector para fone de ouvido, que serve para monitorar a gravação.

O corpo do microfone é feito em metal e as partes de baixo e de cima são de resina, parecendo uma fina camada de borracha. Esse material utilizado nessas partes não parece ter sido apenas para economizar, pois a parte de baixo é um botão giratório para ajustar o ganho ou, se preferirem, a sensibilidade da captação de áudio.

Reprodução

E a resina faz a diferença para os dedos não escorregarem no botão. E na parte de cima a resina também é um botão de toque, para deixar o microfone em mudo rapidamente e, com mais um toque, volta a captar o som.

Aqui tem um detalhe: quando o microfone está ativo, uma luz vermelha fica acesa em volta da malha. A HyperX não ia perder a chance de deixar sua marca registrada que são as cores preta e vermelha tradicionais em seus produtos. E não há maneira de deixar essa luz sempre desligada.

A intenção é chamar a atenção para avisar que o microfone está ativo e captando áudio. Quando se coloca em mudo, com o toque de um dedo na parte de cima, a luz apaga. Para mim isso não incomodou, na verdade achei até interessante para saber se o microfone está realmente em funcionamento. Enfim, é questão de gosto, pois pode haver pessoas que gostariam de manter o LED apagado no caso de usar o microfone para gravar o áudio de vídeos, por exemplo, sem chamar a atenção para o microfone.

Reprodução

O recurso mais interessante está mesmo na captação do áudio. Há quatro modos de usar o microfone (e daí vem o nome Quadcast), que servem para otimizar a transmissão e manter o foco nos sons que você deseja que sejam ouvidos.

O modo estéreo é usado para vozes e instrumentos musicais. O modo omnidirecional é para conferências ou podcasts com várias pessoas, pois capta o áudio em 360 graus. O modo cardióide capta o áudio na parte frontal do microfone em um ângulo maior do que o estéreo, recomendado para narração, podcasts e streaming, como duas pessoas apresentando um programa ou até mesmo vídeo. Por fim há o modo bidirecional, no qual o áudio é captado direcionalmente na parte frontal e parte de trás do microfone, que pode ser utilizado para entrevistas pessoais, por exemplo.

Microfone HyperX Quadcast: instalação e qualidade do áudio

E aqui já vai a resposta da pergunta do milhão de qualquer microfone: a qualidade de captação é boa? Sem enrolação, é ótima. Nos testes, gsotei da nitidez e dos graves que tornaram a voz destacada, sem distorção e com ruídos mínimos, isso em uma sala que não tinha nenhum isolamento acústico.

Na verdade, o teste foi feito em uma sala de casa comum. O controle de ganho (sensibilidade) do microfone foi ajustado na segunda marca, que é perto do mínimo e eu estava a 40 cm do Quadcast, com o modo estéreo selscionado. Melhor do que descrever, é ouvir o teste abaixo, gravado no software Audacity.

Já a instalação não poderia ser mais simples. Basta plugar o cabo USB no PC (seja Mac ou Windows) e pronto, o fone é reconhecido automaticamente pelo software. Testei no  Windows 10 com o software Audacity versão 2.3.1, como mostra a tela abaixo:

Reprodução

Microfone HyperX Quadcast: conclusão

A HyperX acertou em um produto em que ela não tinha experiência ainda. A instalação desse microfone não requer nenhum software adicional, com o Windows 10 ou Mac OS escolhendo imediatamente o novo dispositivo e configurando-o para o modo padrão de 16 bits e 48 KHz.

A utilização de escolha dos modos é bastante intuitiva e a qualidade do som é de alto nível, com um áudio rico e nítido que fornece uma notável ênfase nos graves, que parece privilegiar as frequências centrais do espectro de áudio que são responsáveis por realçar a voz. Percebi isso no teste pois não tinha uma sala com tratamento acústico e, mesmo assim, a captação da voz saiu ótima.

Enfim, o Quadcast é uma ótima primeira tentativa na área de microfones da HyperX. Tem construção sólida, e pode não ser o ideal para estúdios profissionais, mas é um ótimo microfone para enfrentar a concorrência para o mercado de quem faz podcast, vídeos no Youtube ou streaming de jogos ou entrevistas ao vivo.

Microfone HyperX Quadcast: ficha técnica

Microfone

Consumo de Energia: 5V 125mA
Taxa de bits/amostra: 48kHz/16-bits
Elemento: Microfone condensador Electret
Tipo de condensador: Três condensadores de 14 mm
Padrão polar: Estéreo, Omnidirecional, Cardióide, Bidirecional
Resposta de frequência: 20Hz – 20kHz
Sensibilidade: -36dB (1V/Pa a 1kHz)
Comprimento do cabo: 3 metros

Peso

Microfone: 254g
Base shock mount e pedestal: 364g
Total com cabo USB: 710g

Saída do fone de ouvido

Impedância: 32 Ω
Resposta de frequência: 20Hz – 20kHz
Máxima saída de energia: 7mW
THD: ≤ 0.05% (1kHz/0dBFS)
SNR: ≥ 90dB (1kHZ, RL=∞)

Link: manual do Quadcast

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.