Ao utilizar o Facebook, você já deve ter se deparado com vídeos interessantes, que por padrão não podem ser salvos utilizando o seu aplicativo oficial. Por sua vez, existem alguns métodos de burlar esta limitação e fazer o download deles, mesmo que você esteja utilizando um smartphone.

Um dos métodos mais práticos, atualmente, fica por conta do navegador Mint criado pela Xiaomi, que integrou este recurso em uma de suas últimas atualizações. A seguir, veja como baixar vídeos postados no Facebook utilizando o navegador da Xiaomi.

  1. Acesse a Google Play e realize o download do Mint Browser. Caso já o tenha, atualize-o para a última versão disponível;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, ele mostrará uma mensagem se você deseja defini-lo como seu navegador padrão. Isto fica a seu critério e não interfere no funcionamento do recurso mostrado no tutorial. Feita a sua escolha, toque no ícone do Facebook;

    Reprodução

  3. Neste momento, realize o login na rede social e navegue por ela até chegar em um post com vídeo a ser baixado;

    Reprodução

  4. Note que logo abaixo do vídeo, você terá um botão de download. Toque nele e conceda a permissão para que o navegador tenha acesso aos seus arquivos. Por fim, defina o local onde o vídeo deverá ficar salvo e toque em “Ok”.

    Reprodução

Pronto! Após ter baixado o vídeo, é claro, você poderá utilizar o player de sua preferência para reproduzi-lo no Android. Por padrão, os vídeos obtidos com o navegador serão salvos no formato MP4.