Elon Musk, CEO da Space X, mostrou ao público no início desta semana, imagens dos satélites Starlink prontos para serem lançados. Eles fazem parte do plano de oferecer internet a partir do espaço, enviando mais de 11.000 deles para a órbita baixa da Terra. 

O lançamento estava marcado para acontecer nesta quarta-feira (15/5), mas devido aos ventos fortes, foi adiado para a noite desta quinta-feira (16/5). Mas ele é uma parte pequena do grande plano da Space X  de ter um grupo de, potencialmente, milhares de satélites rodando sobre a Terra. Com isso, a empresa diz que poderia disponibilizar internet de baixo custo para uma parcela significativa da população mundial.

publicidade

“Há muita tecnologia nova aqui, então é possível que alguns desses satélites não funcionem”, disse Musk, acrescentando que há uma “pequena possibilidade” de que nenhum funcionará. A SpaceX precisará de outras seis missões, disse ele, antes que a Starlink possa fornecer uma cobertura consistente de internet para várias partes do mundo. Serão necessários 12 lançamentos antes que a empresa possa fornecer cobertura para uma parcela significativa da população mundial, segundo Musk.

O custo para colocar a constelação de satélites funcionando será muito alto, mas Musk afirma que a empresa recebe ‘capital suficiente’ de investidores para manter o projeto. Acrescentando que a última rodada de financiamento da SpaceX atraiu “mais interesse do que estávamos procurando”. Em abril, a empresa procurou levantar cerca de US $ 400 milhões.

publicidade

Atualmente, o serviço de internet é feito, principalmente, por torres de celular ou cabo direcionados. Embora existam satélites que forneçam acesso à web, eles ficam muito longe da Terra, oferencendo uma rede muito lenta e atrasada. O plano da Space X de colocar os dispositivos em órbita baixa, bem mais próximos do planeta, é justamente para evitar problemas como esse. 

Porém, para ter sucesso na empreitada, a empresa terá que se preparar para criar satélites resistentes à colisão com objetos espaciais. A Space X falou um pouco mais sobre os recursos do Starlink e deu a entender que os seus satélites são capazes de rastrear detritos em órbita, desviando deles de forma autônoma.

publicidade

A SpaceX tem concorrência de outras empresas fortemente financiadas. A Amazon divulgou seus planos do Projeto Kuiper no mês passado. E a rival OneWeb, que atraiu bilhões em investimentos de empresas como SoftBank e Qualcomm, já tem os primeiros seis satélites de sua constelação em órbita.

Um sucesso no lançamento nesta quinta-feira seria exatamente o que a Space X precisaria para ficar “em primeiro lugar entre os concorrentes”, disse Shagun Sachdeva, analista da Northern Sky Research.

publicidade
Mas Sachdeva levantou dúvidas sobre se a SpaceX está sendo sábia em planejar uma constelação de com até 12.000 satélites. O analista espera que a empresa atinja um ponto de inflexão e perceba que a implantação de novos satélites não vale mais a pena. Por exemplo, a companhia não terá muito benefício em fornecer cobertura total sobre os oceanos.”É crucial perceber o ponto em que” os custos começam a superar os benefícios, escreveu em um relatório recente.

Via: CNN