O Android trouxe diversas melhorias e mudanças para o mercado de smartphones. Um dos pontos mais discutidos é em relação ao software, uma vez que diferentes marcas o usam e todas demoram para realizar as atualizações em seus sistemas. E uma reportagem publicada pelo site Xataka Android mostra quais são as empresas que mais realizam o update do sistema operacional móvel do Google. 

Como vocês bem sabem, o sistema operacional é usado por milhares de dispositivos, o que acaba causando uma fragmentação do mesmo. Enquanto alguns modelos se mantêm sempre com a última versão, outras não chegam a ganhar nem mesmo uma atualização.  

publicidade

O Google queria resolver com o lançamento do Projeto Treble há alguns anos: uma maneira de simplificar os processos de atualização para que os fabricantes conseguissem a melhor versão para os usuários. Entretanto, isso não foi possível e a situação atual deixa alguns fabricantes em um lugar melhor que outros.

Para determinar quais fabricantes se destacam mais ou menos na seção de atualizações de do SO, o Xataka analisou o número de dispositivos que cada um apresentou nos anos de 2016 e 2017, e quantos deles receberam uma atualização para o Android 9.0 Pie (ou iOS 12 no caso da Apple).

No gráfico, são apresentados cada um desses fabricantes e a porcentagem de terminais apresentados nesse intervalo (isto é, entre 17 e 41 meses atrás, aproximadamente um ano e meio e dois anos e meio) que foram atualizados para as versões mencionadas acima.

 

Reprodução

 

Como esperado, Google e a Apple são os líderes incontestes, com 100% de seus dispositivos desses anos atualizados para a versão mais recente de seus sistemas operacionais. Afinal, como desenvolvedores da plataforma e, ao mesmo tempo, fabricantes, eles conseguem fazer os updates chegarem mais rápidos ao seus modelos. Mas, fora eles, a grande vencedora é a Nokia, que atualizou 67% dos seus modelos. OnePlus, Huawei, Sony, Motorola, Xiaomi, Samsung e HTC (nessa ordem) completam o ranking.

O restante das fabricantes aparece com 0% de aparelhos atualizados no ranking da Xataka. O curioso é que marcas famosas como LG, Lenovo, Blu, Asus e ZTE compõem essa parte triste da lista.

 

Via: Xataka