O co-fundador do Telegram, Pavel Durov, foi muito claro ao dizer, em artigo ao site Telegra, que o “WhatsApp nunca será seguro”, pois o aplicativo nas mãos do Facebook “ficará sempre sujeito à vigilância”.

O desenvolvedor toma como ponto de partida a última grande falha de segurança do WhatsApp, que permitia a instalação de spyware, um vírus espião, no celular.  Segundo ele, “o mundo parece surpreso” com a falha e ele a utiliza para discutir as razões pelas quais ele considera que o aplicativo, comprado pelo Facebook alguns anos atrás, tem inúmeros problemas de segurança. Antes de especular sobre alguns problemas de segurança que o WhatsApp tem, o fundador deixa claro: “Toda vez que o WhatsApp precisa corrigir uma vulnerabilidade crítica em seu aplicativo, parece que um novo emerge em seu lugar”.

publicidade

Para explicar sobre os problemas, o russo compara o funcionamento do WhatsApp com seu próprio aplicativo de mensagens, o Telegram. “Ao contrário do Telegram, o WhatsApp não é de código aberto, portanto, um pesquisador de segurança não pode verificar facilmente se há brechas em seu código”. E vai mais além, dizendo que o mensageiro de Zuckeberg garante, também, que ninguém possa estudar os códigos. 

Em uma parte do artigo, Durov até alivia a culpa do WhatsApp, alegando que “não é fácil executar um aplicativo de comunicação seguro dos Estados Unidos”. Durante 2016, o Telegram passou uma semana nos EUA e, durante este tempo, o desenvolvedor conta que o Telegram registrou 3 tentativas de invasão do FBI. “Imagine o que 10 anos nesse ambiente podem fazer com uma empresa baseada nos Estados Unidos”, diz ele.

publicidade

Provavelmente um dos seus argumentos mais duros (mas que não deixa de ser verdadeiro) é o de que as brechas na segurança podem ser utilizadas por governos autoritários e pessoas mal intencionadas. “Não é de se estranhar que ditadores gostem do WhatsApp”.

“Sua falta de segurança [WhatsApp] permite que eles espionem seus próprios funcionários, então o WhatsApp ainda está disponível gratuitamente em lugares como a Rússia ou o Irã, onde as autoridades proíbem Telegram”, afirmou ele

publicidade

Durov continua: “Na verdade, comecei a trabalhar no Telegram como uma resposta direta à pressão pessoal das autoridades russas. Naquela época, em 2012, o WhatsApp ainda estava transferindo mensagens de texto sem formatação em trânsito. Isso foi uma loucura. Não apenas governos ou hackers, mas também provedores de telefonia móvel e administradores de Wi-Fi tiveram acesso a todos os textos do WhatsApp”.

Outro ponto criticado pelo desenvolvedor é que o WhatsApp não explica para os usuários os detalhes do sistema de criptografia. “O WhatsApp não informou a seus usuários que, ao fazer o backup, as mensagens não são mais protegidas por criptografia de ponta-a-ponta e podem ser acessadas por hackers e pela lei”, diz ele.

publicidade

Segundo Durov, se você negar todos os pop-ups do WhatsApp para realizar o backup, o app utiliza truques para conseguir acessar suas mensagens e contatos. “Os metadados gerados pelos usuários do WhatsApp são filtrados para todos os tipos de agências”, diz ele.

O chefe do Telegram também lembra que, no ano passado, os fundadores do WhatsApp demitiram-se da empresa “devido à preocupação com a privacidade dos usuários”.

Telegram

Pavel Durov aproveita para falar sobre o seu próprio aplicativo e ressalta que o Telegram nunca passou por vazamento de dados ou problemas de segurança em quase seis anos de existência. Mas ele mesmo sabe das dificuldades de expandir o serviço em uma escala equivalente ao do WhatsApp. “A maioria dos internautas ainda são reféns do império Facebook / WhatsApp / Instagram”. 

O desenvolvedor, por fim, garante que Zuckerberg copia funções do Telegram para sua própria plataforma, assim como fez com o Snpachat. Para Durov, a escolha é clara. “Somos nós ou o monopólio do Facebook. É liberdade e privacidade ou ganância e hipocrisia”. 

O artigo termina com um apelo ao leitor. “Se você gosta do Telegram o suficiente, você vai dizer a seus amigos. E se cada usuário Telegram convencer 3 de seus amigos a remover WhatsApp e permanentemente mover para Telegram, ele se tornará mais popular do que WhatsApp” , explica ele. 

Via: Genbeta