A Microsoft liberou nesta terça-feira, 21, a atualização de maio do Windows 10. É a primeira grande atualização do sistema do ano, e chega com alguns recursos novos e como fruto de uma política de cautela da empresa após o desastre causado pelo update de outubro do ano passado.

A versão “final” da atualização de maio foi liberada ainda em abril para os testadores membros do programa Windows Insider. Esse prazo extra serviu para que mais pessoas pudessem testar o update antes que ele começasse a ser liberado para as massas, visando evitar que a atualização cause incompatibilidades e falhas nos computadores.

publicidade

O Windows 10 tem algumas novidades discretas. Talvez a mais evidente para o público seja um novo tema claro para o sistema operacional, contrastando com o tema escuro implementado há algumas atualizações. Além disso, o Windows 10 contará com sugestão de Kaomojis, como são conhecidos emoticons que usam caracteres asiáticos, e o suporte a uma ferramenta de sandbox, que permite executar aplicativos com mais segurança. A assistente Cortana também foi separada da ferramenta de busca nativa na barra de tarefas do sistema operacional.

A novidade mais importante, talvez, seja o fato de que agora o Windows 10 vai dar mais liberdade aos usuários comuns e empresas definirem quando querem que as atualizações sejam instaladas, permitindo o silenciamento dos updates por um prazo de até 35 dias.

publicidade

Quem estiver interessado em instalar a atualização de maio pode ir conferir se ela já está disponível para o seu computador abrindo o aplicativo de “Configurações”, acessar “Atualização e Segurança”, entrar no “Windows Update” e checar novas atualizações.