Para a Huawei, a suspensão do suporte do Google significa uma perda para os aparelhos da marca, o que pode causar um impacto nos mercados estrangeiros. Para minimizar esse risco, a empresa começou a trabalhar em uma alternativa. Uma reportagem do Financial Times afirma que a empresa está prestes a lançar seu sistema operacional para bater de frente com os sistemas já existente.

De acordo com a reportagem, Tim Watkins, vice-presidente de operações da Huawei Europa, disse em entrevista que a empresa está se preparando para lançar seu sistema operacional que está sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos. Segundo algumas informações vazadas, o sistema receberá o nome de HongMeng OS, e está pronto para ser implementado assim que o suporte do Google e da Microsoft não puder mais ser utilizado.

publicidade

Na declaração emitida pela Huawei após a proibição de uso do Android, a empresa afirmou que continuará “construindo um ecossistema de software seguro e sustentável”, o que já pode ter dado pistas sobre o novo sistema. Em seu relatório de ganhos do primeiro trimestre de 2019, a empresa informou um rendimento de US$26,8 bilhões, com 59 milhões de smartphones vendidos, isso mostra que esse é um mercado bastante lucrativo para a companhia e abandoná-lo não é uma escolha no momento.

O suposto nome do novo sistema foi divulgado, mas como todos sabemos, um dos maiores desafios no desenvolvimento de um novo sistema operacional é o suporte a aplicativos. Os dois maiores sistemas, Android e iOS, possuem mais de 3,5 milhões e 2,1 milhões de aplicativos respectivamente.

publicidade

O Tizen OS (sistema exclusivo da Samsung) lutou para ter 5000 aplicativos após anos de operação, isso levou à sua “morte” em dispositivos móveis. Se o HongMeng OS for lançado de fato, a Huawei precisa desenvolver rapidamente milhões de aplicativos compatíveis, o que não é uma tarefa fácil.


publicidade

Via: GizChina