Grandes demonstrações de força sempre chamam muito a atenção – especialmente quando robôs estão envolvidos. Desta vez, pesquisadores do Istituto Italiano di Tecnologia (IIT) testaram os músculos de um cão robô especial: o HyQReal. Ele foi capaz de puxar o avião de passageiros Piaggio P180 Avanti por pouco mais de 10 metros na semana passada, no Aeroporto de Genova, na Itália. Detalhe: o veículo pesa 3 toneladas.

Os pesquisadores divulgaram o feito nesta quinta-feira (22) via um comunicado. “Puxar um avião nos permitiu demonstrar a força do robô, sua energia autônoma e o design otimizado”, escreve Claudio Semini, líder do projeto no laboratório Dynamic Legged Systems do IIT. “Queríamos realizar algo que nunca foi feito antes e conseguimos na semana passada.” Veja abaixo o vídeo do IIT!

publicidade

 

O HyQReal é um robô relativamente grande, com 1,3m de comprimento e pouco menos de 90cm de altura. Ele pesa cerca de 130kg. Os pesquisadores do IIT vão procurar redesenhar o HyQReal para que ele seja mais durável e possa ser usado em várias situações, como resposta a desastres, agricultura e inspeções.

publicidade

“Não estamos visando a resposta primária ainda, mas o apoio após um desastre. Posicionar sensores em áreas inseguras, manipular e mover objetos, abrir portas, etc.”, relata Semini em um email. O cientista italiano afirma que melhorias no hardware e no software estão tornando o lançamento desses robôs cada vez mais próximo. O HyQReal é um projeto conjunto da IIT e da Moog, fabricante de componentes e sistemas de controle.

Fonte: CNet