A Intel anunciou, nesta terça-feira (28), durante a COMPUTEX 2019, uma série de novos produtos e tecnologias para a indústria de computadores. Entre eles, está a esperada chegada da 10ª geração de processadores Intel Core, atualizada com inteligência artificial de alto desempenho e capacitação para velocidades sem fio 3x maiores. A empresa também revelou mais detalhes de seu novo programa de inovação, o Projeto Athena, e apresentou o primeiro processador de jogos com turbo de 5 GHz. Conheça as novidades:

Intel Core de 10ª geração: super integrado e muito mais potente

publicidade

O lançamento da 10ª geração de processadores Intel Core Ice Lake foi o carro-chefe dos anúncios da empresa. Segundo a fabricantes, as novas CPUs, desenvolvidas com base na tecnologia de 10 nanômetros, trazem IA de alto desempenho (2,5x maior) a PCs graças ao Intel DL Boost, elevando o padrão das experiências no PC. Eles também possuem frequência max turbo de no máximo 4.1 e frequência de gráficos de até 1.1 GHz, oferecendo o dobro de desempenho gráfico e velocidade wireless quase 3x maior.

A Intel afirma ainda que o salto gráfico com o sistema Iris Plus, baseado na arquitetura Gen11, é notável. A inovação possibilita recursos de criação de conteúdo de nível profissional com quase o dobro de codificação HEVC, transmissão de vídeos 4K HDR com cores mais nítidas, execução de jogos com FPS duas vezes mais rápidos e reprodução de milhares de títulos populares em 1080p.

publicidade

Reprodução

A Intel diz que os novos processadores também prometem fornecer um nível inédito de integração para as experiências de computador hoje e no futuro. A implantação da porta Gig+ da Intel para conectividade Wi-Fi 6 oferece mais de 1Gbps de velocidade sem fio.

publicidade

Os processadores da 10ª Geração Intel Core já estão disponíveis e devem integrar os sistemas dos fabricantes até o final de 2019. A fábricante garante que os componentes trazem um alto nível de integração e deve dar aos fabricantes a oportunidade de inovar em termos de design e estética, para reduzir a pegada de silício, sem deixar de entregar desempenho. 

Projeto Athena: para fortalecer a inovação

publicidade

A Intel também compartilhou mais detalhes sobre o seu programa de inovação, o Projeto Athena, incluindo as suas primeiras especificações-alvo. Entre elas, estão: capacidade de resposta consistente na bateria, com 16 ou mais horas de duração no modo de reprodução de vídeo local; o projeto promete ainda 9 horas em condições de desempenho real e ativação do sistema em modo de espera em menos de um segundo.

A empresa também apresentou alguns dos designs iniciais desenvolvidos por parceiros como Acer, Dell, HP e Lenovo. A especificação que irá possibilitar essas experiências inclui requisitos de plataforma, como Thunderbolt 3, Intel Wi-Fi 6 (Gig+), IA OpenVINO compatíveis com PC e suporte moderno e conectado em seis áreas: ação instantânea, desempenho e capacidade de resposta, inteligência, vida útil da bateria, conectividade e fator de forma. 

Demais novidades

A Intel também trouxe novidades para comunidade gamer, com a nova edição especial do i9-9900KS, pertencente à 9ª Geração de processadores Intel Core. Eles são equipados com all-core turbo de 5 GHz e o Intel Performance Maximizer, que habilita o overclocking para uso massivo. Seu lançamento está previsto para dezembro deste ano.

Outra novidade foi o anúncio dos processadores vPro da 9ª Geração de processadores Intel Core para profissionais, levando o Intel Core i9 ao uso corporativo pela primeira vez. A companhia também revelou a nova família de processadores Intel Core série X, para criadores de alta perfomance, com lançamento previsto para o segundo semestre. Os processadores irão oferecer melhores frequências, maior velocidade de memória e tecnologia Intel Turbo Boost Max 3.0.