Desde que o Windows se tornou dominante em computadores, um dos programas que sempre esteve presente nas máquinas eram os antivírus para lhe deixar – supostamente – protegido de ameaças. Com o passar do tempo, ao invés de ter que baixar / comprar um programa desta categoria, a Microsoft passou a incluir o Windows Defender no sistema de forma nativa.

Por sua vez, mesmo estando embutido dentro do sistema, algumas funções do Windows Defender podem ser desabilitadas manualmente, caso elas não lhe tenham serventia – e roubem a performance do seu PC. No entanto, tenha em mente que você pode perder recursos de proteção, caso opte por desabilitar algumas funcionalidades. 

Dito isso, veja a seguir veja como desabilitar recursos específicos do Windows Defender.

O que você perde ao desabilitar recursos do Windows Defender

Assim como foi explicado acima, uma das principais funções do Windows Defender é ser um antivírus, mas os seus recursos vão além disto. As suas principais funções podem ser resumidas nestes itens:

publicidade
  • Proteção em tempo real – Analisa o seu computador durante todo o tempo para lhe deixar protegido de vírus;
  • Proteção fornecida na nuvem – Sincroniza os seus dados com os servidores da Microsoft para melhorar o seu mecanismo de defesa;
  • Envio automático de amostra – Função envia arquivos maliciosos automaticamente para a Microsoft;
  • Proteção contra violações – Impede que arquivos e demais dados da máquina tenham o seu dono alterado, a fim que você não perca o acesso a eles por conta de vírus;
  • Acesso a pasta controladas – Protege pastas do sistema de alterações.

Todos estes itens que foram mencionados, por padrão, vem habilitados no sistema e portanto lhe deixam protegido mesmo sem o seu conhecimento. É claro que eles podem ser desabilitados, entretanto, isto lhe deixará mais suscetível a vírus e demais ameaças, que possam vir por este meio. 

Como desativar o Windows Defender

Para desabilitar um mecanismo do Windows Defender o processo é bem simples e pode ser feito sem truques no Windows 10. Além disto, não é necessário desabilitar todos as funções dele, deixando apenas o que lhe interessa. Confira:

  1. Aperte junto as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” do Windows 10 e entre em “Atualização e Segurança”;

    Reprodução

  2. No menu da esquerda, entre em “Segurança do Windows”;

    Reprodução

  3. Agora, clique em “Abrir Segurança do Windows”;

    Reprodução

  4. Clique em “Proteção contra vírus e ameaças”;

    Reprodução

  5. Em “Configuração de proteção contra vírus e ameaças”, clique em “Gerenciar configurações”;

    Reprodução

  6. Ative ou desative os itens que julgar necessário.

    Reprodução

Pronto! Após ter realizado estes procedimentos, é recomendado que você reinicie o computador para que as alterações surtam efeito. Além disso, vale lembrar que mexer nas configurações do Windows Defender não altera o funcionamento de outros antivírus da máquina.