A Huawei voltou recentemente ao Brasil com alguns aparelhos de sua linha P30, como a versão Pro, que foi testada pelo Olhar Digital. Um pouco após o lançamento, entretanto, a empresa chinesa acabou  sendo alvo dos Estados Unidos, que fez boicotes por conta de uma possível espionagem para o governo chinês.

Desta forma, a Huawei acabou proibida de usar o sistema Android com os serviços do Google, que por exemplo envolvem a Google Play, a loja oficial de aplicativos do sistema. Para você conhecer um pouco das opções que sobraram, o Olhar Digital testou a loja de aplicativos da Huawei e a Aptoide, com quem a empresa esteve negociando para compará-las com a Google Play. Veja as diferenças:

A loja oficial da Huawei

Assim como algumas outras empresas chinesas e até mesmo de outros países, a Huawei traz em seu sistema uma loja própria, que se chama App Gallery. A diferença dela não fica apenas no acervo e visual, sendo que ela tem recursos interessantes, enquanto falha em outros pontos, como ao ter propagandas. Primeiro, veja abaixo os recursos da loja.

Os recursos da App Gallery e seu visual

Em um geral, até tem uma interface agradável, lembrando um pouco o antigo layout da App Store do iOS. Um ponto positivo dela fica para a velocidade de downloads, que sempre são efetuados com rapidez e não travam como acontece na Google Play e, outro detalhe importante, é que assim como a loja oficial do Android, a App Gallery também fornece atualizações para os aplicativos baixados a partir dela.

publicidade

Reprodução

Outra parte em que a loja da Huawei se assemelha a Google Play também fica por conta de recursos para gerenciar o que está no seu celular e, por exemplo, liberar espaço. Nesta parte, a App Gallery se demonstra superior a Google Play ao trazer algumas funções mais avançadas como um gestor de pacotes APK e uma função de limpeza por categorias, algo quase equivalente ao Google Files. Em compensação, um recurso importantíssimo de segurança como o Play Protect não está presente e alguns aplicativos da loja não parecem ser dos mais confiáveis.

Reprodução

Na imagem abaixo, por exemplo, você pode ver um aplicativo que usa um ícone similar ao do Google Translate, mas que não é ele. Outro exemplo na mesma imagem, fica para aplicativos e jogos, que mesmo com a loja configurada para o Brasil não aparecem traduzidos.

Reprodução

Se o ponto acima é um problema, ao menos na organização a loja da Huawei merece um destaque. A parte de galerias dela é bem organizada e dificilmente você encontra um aplicativo que não esteja em sua categoria.

Reprodução

Por fim, a parte de configuração da loja tem os recursos básicos como evitar que downloads não sejam feitos no Wi-Fi e restrição de conteúdo por idade, algo ideal para ser ativado, caso o celular seja usado por crianças.

Reprodução

O acervo da App Gallery

Assim como você deve ter visto um pouco acima, o acervo da App Gallery é bem diferente do que é visto na Google Play, mas não para todos os casos e categorias. Por exemplo, na parte de redes sociais, você encontrará os programas mais famosos e utilizados como o Facebook, Instagram e Twitter.

Reprodução

Em relação a serviços de entretenimento, a situação já começa a ficar um pouco mais complicada. A loja da Huawei até traz alguns aplicativos como o Deezer e o Amazon Prime Video, mas outros grandes serviços como o Spotify e a Netflix não marcam presença.

Reprodução

Outra decepção na App Gallery também fica por conta dos jogos que estão disponíveis nela. Apesar de possuir um acervo de games bem grande e com opções variadas, os jogos mais famosos e jogados como Free Fire, Asphalt, Arena of Valor, Clash Royale, Brawl Stars, Ragnarok M e muitos outros não estão presentes, sendo que o mesmo cenário se estende para jogos pagos e bem famosos como o Terraria, Stardew Valley e outros.

Por fim, na questão de seu acervo, a loja apresenta um resultado misto quando o assunto são ferramentas e aplicativos para o dia a dia, trazendo por exemplo o Waze, mas não tendo o Uber. Já quem utiliza bancos enfrentará um grande problema, uma vez que a App Gallery não conta com a maioria dos aplicativos de bancos brasileiros.

A segunda alternativa da Huawei

Além de sua própria loja de aplicativos, a Huawei também esteve em conversas com a loja Aptoide, que oferece programas e jogos. Apesar de nenhum acordo ter sido firmado até a data da publicação desta matéria, a Aptoide pode rodar em qualquer aparelho Android, inclusive nos dispositivos da Huawei. Confira as nossas impressões dela.

O visual e os recursos da Aptoide

Antes de ver a loja Aptoid é necessário fazer um aviso muito importante: a loja apresenta alguns aplicativos e jogos pagos com downloads que podem ser ilegais, ou seja, arquivos de apps pagos distribuídos de forma não oficial e que apresentam riscos ao seu aparelho. Na maioria dos casos, estes arquivos são enviados por usuários para a loja e até mesmo possuem mais de uma opção para download. Entretanto, serviços que requerem uma assinatura, é claro, não funcionarão caso você não os pague.

A loja da Aptoide tem um maior apelo visual do que o App Gallery da Huawei e, ao menos o seu conteúdo que fica em destaque parece passar por uma curadoria melhor. Uma vez ou outra, você até deve se deparar com jogos genéricos, mas pelo menos eles estão sempre no mesmo idioma. Entretanto, em toda parte da loja, você encontrará anúncios espalhados pelas páginas.

Reprodução

No que diz respeito a recursos a Aptoid é bem mais simples que a Huawei. Por exemplo, eles até conseguem identificar todos os seus aplicativos instalados para atualizá-los e deixar os downloads restritos ao Wi-Fi, mas não contam com muitas ferramentas.

Reprodução

Outro detalhe a ser notado é que apesar do visual bonito da loja, os seus elementos demoram mais para serem carregados. Isto no caso parece ser resultado do servidor deles ser um pouco mais lento, uma vez que o Huawei P30 Pro tem processamento de sobra para carregar a loja e a internet não oscilou na sua loja nativa. Além disto, a sua categorização é um pouco diferente, sendo que aplicativos e jogos acabam misturado, o que acaba sendo um contra.

Reprodução

O acervo da Aptoide

Por depender de usuários que enviam o conteúdo para a loja, a Aptoide acaba possuindo um acervo bem generoso de aplicativos e jogos. Praticamente, todo o conteúdo que é visto na Google está presente por aqui.

Na parte de redes sociais, por exemplo, todas as grandes redes sociais estão presentes na loja, como é o caso do Facebook, Instagram e Snapchat.

Reprodução

Já para utilitários, assim como foi dito no começo, a Aptoide realmente se demonstra superior. Aqui, você encontrará navegadores como o Firefox, o Chrome e demais aplicativos como o Waze ou o Uber. Entretanto, na hora de buscá-lo, é preciso tomar atenção para não fazer o download do aplicativo errado.

Por sua vez, assim como nas outras categorias apresentadas acima, todos os aplicativos de serviços de entretenimento também estão presentes na Aptoide. Então, você encontrará o que estava faltando na App Gallery como o Spotify e o Netflix.

Reprodução

Comparação entre acervos

Acima, você conferiu a comparação do Olhar Digital das lojas em relação a Google Play e viu que ambas funcionam bem para o download de aplicativos no celular. Entretanto, é claro, o que mais importa em uma loja de programas é o seu acervo.

Desta forma, foi elaborada esta tabela para comparar quais aplicativos estão em cada loja e quais estão faltando. Veja só:

 

App Galery

Aptoide

Google Play

Spotify

Não

Sim

Sim

Deezer

Sim

Sim

Sim

Netflix

Não

Sim

Sim

Amazon Prime Video

Sim

Sim

Sim

Chrome

Sim

Sim

Sim

Mozilla Firefox

Sim

Sim

Sim

Opera

Sim

Sim

Sim

Uber Eats

Sim

Sim

Sim

Waze

Sim

Sim

Sim

99 Taxi

Sim

Sim

Sim

Uber

Não

Sim

Sim

iFood

Sim

Sim

Sim

Facebook

Sim

Sim

Sim

Instagram

Sim

Sim

Sim

Twitter

Sim

Sim

Sim

WhatsApp

Sim

Sim

Sim

WhatsApp Business

Sim

Sim

Sim

Word

Não

Sim

Sim

Excel

Não

Sim

Sim

Power Point

Não

Sim

Sim

Google Translate

Não

Sim

Sim

Google Drive

Não

Sim

Sim

Adobe Acrobat Reader

Não

Sim

Sim

Fortnite

Sim

Sim

Não

Free Fire

Não

Sim

Sim

PUBG Mobile

Não

Sim

Sim

Arena Of Valor

Não

Sim

Sim

Asphalt 9

Não

Sim

Sim

Pokémon Go

Não

Sim

Sim

Conclusão

A loja oficial de aplicativos da Huawei, a App Gallery ainda mostra que precisa evoluir bastante caso ela seja a opção para substituir a Google Play. Ela até possui muitos aplicativos e recursos, mas o fato de programas importantes e jogos grandes estarem ausentes nela é um problema.

Por sua vez, a Aptoide se mostra uma loja bem completa, as vezes até com mais opções que a própria Google Play. O seu grande contra acaba por possuir arquivos não oficiais que podem resultar em downloads ilegais ou ameaças para seu smartphone.

Além disto, é claro, é preciso lembrar que mesmo se você tiver estas duas lojas instaladas, muitos aplicativos ainda dependem dos serviços do Google. Desta forma, você pode acabar com um programa instalado, mas que não funciona corretamente. Entretanto, ao menos no Huawei P30 Lite e Pro, por enquanto tudo deve funcionar, uma vez que o Google decidiu continuar oferecendo suporte a eles, ao menos temporariamente.