Os telefones celulares evoluíram bastante ao longo dos anos e, com a chegada de sistemas como o Android e iOS, cada vez mais os aparelhos são capazes de realizar tarefas diferentes. Por sua vez, nesta semana, a Apple revelou o iOS 13, nova versão do seu sistema operacional mobile, que apresentou alguns recursos novos para facilitar a vida dos utilizadores do iPhone.

Apesar destas novidades serem bem-vindas – e com aquele ar de inovação que a Apple sempre quer passar –  não foi possível deixar de notar que algumas dessas “novas” funções  já foram vistas no Android (que também já copiou algumas funções da Apple, sejamos justos).

publicidade

A seguir, veja quais foram os recursos que o iOS 13 implementará, mas que já foram vistos no SO do Google.

Modo escuro

Cada vez mais aumenta a lista de aplicativos que suportam o modo escuro, sendo este indicado para pessoas que gostam de utilizar o celular a noite ou em ambientes com pouca luz para não forçar a vista. Apesar desta novidade estar sendo implementada de forma oficial no iOS 13, um truque já existia para habilitar um modo noturno no iPhone, que foi mostrado aqui no Olhar Digital.

publicidade

Reprodução

Mesmo isto sendo uma novidade bem-vinda para o iOS, este recurso apareceu primeiro no Android Pie e até mesmo em versões anteriores do sistema, mas de forma não oficial com Custom ROMs.

publicidade

Teclado com Swipe

Uma função bastante útil e que já existe há quase dez anos finalmente estará vindo de forma nativa para o iOS. O recurso que se chama Swipe é referente ao fato de poder deslizar pelas teclas do teclado virtual para digitar e formar palavras de forma mais rápida.

Reprodução

publicidade

Apesar de ele já existir para o iOS com aplicativos como o Swift Key e o Gboard, este recurso já era nativo no Android faz algum tempo.

Fotos separadas por inteligência artificial

Na grande última atualização do iOS, o aplicativo de fotos já tinha implementado alguns recursos vistos no Google Fotos e o processo continua desta vez. Agora, assim como acontece no Google Fotos, o aplicativo da Apple sugerirá memórias ou lembranças para você fazer montagens com mais facilidade.

Reprodução

Apple Maps

Os aparelhos que rodam o iOS vêm com o aplicativo Apple Maps já instalado para ter acesso a funções de GPS e obter rotas ou trajetos com facilidade. Já a nova versão do iOS implementará no aplicativo um modo de visualização similar ao Street View do Google, onde você tem a visão da rua como se estivesse nela.

Reprodução

Por enquanto este modo de exibição deve chegar primeiro nos Estados Unidos, ou seja, não há um anúncio por enquanto se ele será disponibilizado em outras regiões.

Siri

A Assistente Virtual do iOS é um pouco mais velha o Google Now, que foi o antecessor do Google Assistente, entretanto, o novo produto do Google recebeu diversas funções rapidamente. Uma delas, que é muito útil, fica por conta da integração com diversos aplicativos para realizar tarefas ao serem abertos por um comando de voz.

Com a atualização do iOS 13, a Siri também deverá evoluir neste sentido e poderá, por exemplo, pedir para que uma música seja reproduzida no Spotify sem ter que o abrir e procurar pelo que deseja manualmente.