Desenvolvido por um programador russo chamado Alexéi Pázhitnov, surgiu o jogo do Tetris, que hoje, dia 6 de junho, completa 35 anos. Na época, é claro, o desenvolvedor ainda não esperava que esse jogo faria tanto sucesso ao ponto de ser jogado até hoje e ainda ganhar versões novas para videogames.

Se você gosta deste clássico de jogabilidade única, o Olhar Digital separou uma lista com algumas opções gratuitas para aproveitá-lo, além de deixar algumas dicas para que você possa mandar bem no jogo e alcançar placares mais altos. Confira:

As dicas para mandar bem no Tetris

Talvez não pareça muito complicado jogar o Tetris, entretanto, a medida que você passa de nível e o jogo fica mais rápido é necessário se atentar a algumas dicas para que o jogo n~]ao acabe rapidamente. Elas podem ser separadas em:

  • Evite destruir apenas uma linha por vez;
  • Não coloque peças que tenham pontas viradas para a parede ou para outro bloco;
  • Dependendo da versão a ser jogada, lembre-se de guardar as peças maiores para combinações.

As melhores versões do Tetris

Com 35 anos de vida, é claro, o Tetris já ganhou muitas variações, sendo que ele tem diversas opções gratuitas e de qualidade. O Olhar Digital separou quatro versões deste jogo, que valem a pena. Veja:

publicidade

Tetris.com

Como não poderia deixar de ser diferente, o Tetris ainda possui um jogo oficial e que pode ser acessado de maneira gratuita em seu site. Nele, ao começar uma partida, você já pode definir o nível em que ela iniciará para que nada pareça muito fácil. Além disso, o jogo possui uma opção para segurar peças, que como foi mencionado mais acima, é bem útil para criar combinações.

Reprodução

Jstris

Uma modalidade do Tetris que fez bastante sucesso fica por conta do Battle, que acaba lhe colocando contra outros jogadores. Aqui, a grande diferença é que ao fazer um combo, você acaba jogando blocos no campo dos outros para dificultar a sua vida. Então, se você é fã deste estilo, não deixe de conferir o Jstris, que coloca contra diversos jogadores online em confronto.

Reprodução

Tetris Clássico

Mais uma versão do Tetris que fez bastante sucesso foi para o computador ZX Spectrum, que acabou dando origem também ao jogo para Game Boy. Aqui, é tudo bem simples, ou seja, você jogará apenas com as regras tradicionais.

Reprodução

Tetris Blitz – Android / iPhone

No Android e iOS a sugestão fica por conta do Tetris Blitz, que apesar de manter a maioria das regras originais, traz alguns upgrades para acirrar os confrontos online.