Os robôs realistas da Boston Dynamics encantam e aterrorizam a internet há anos, mas a empresa tem um marco muito maior pela frente: liberar o primeiro produto comercial. Este será um robô quadrúpede chamado Spot, que já está quase pronto para começar a ser vendido.

O Spot vem sendo testado em vários ambientes de “prova de conceito”, disse o CEO da Boston Dynamics, Marc Raibert, ao canal The Verge, incluindo entrega de pacotes e tarefas que precisam levantar objetos. Embora não haja uma data de lançamento concreta para a versão comercial do Spot, ele deve estar disponível dentro de alguns meses, disse o CEO, e certamente antes do final do ano. “Estamos apenas fazendo alguns ajustes finais no design”.

publicidade

Exemplares do robô foram exibidos em uma série de aparições públicas da empresa. Um par de funcionários da Boston Dynamics foram vistos guiando o Spot através da multidão na primeira noite do evento da Amazon, Re:MARS.

 

publicidade

E, como qualquer nova tecnologia, às vezes eles não funcionam corretamente. Durante uma demonstração ao vivo, um dos robôs Spot desmoronou sem explicação, dobrando as pernas e mergulhando o nariz no chão antes de uma substituição trotar no palco. Mas, ao que tudo indica, eles são fáceis de serem guiados, e precisam apenas de um D-pad para dirigí-lo, semelhante a qualquer carro RC ou brinquedo mecânico.

A grande maioria dos bots em uso nos armazéns e fábricas hoje só é capaz de realizar tarefas de rotina, planejadas com antecedência até o milímetro. Mas se os robôs vão trabalhar ao lado dos humanos em ambientes mais dinâmicos, eles precisam ser capazes de reagir a perigos e mudanças de condições. O CEO aponta que com a tecnologia de Inteligência Artificial que estão desenvolvendo isso será possível.

publicidade

Raibert continuou dizendo que a empresa está planejando produzir mil robôs por ano. O que será interessante observar é se a Boston Dynamics pode transformar isso em uma empresa comercialmente viável. A empresa não está sozinha neste campo, com vários rivais a enfrentar, e resta saber se e por que as empresas comprarão robôs como a Spot o suficiente para representar uma receita significativa para o fabricante.

 

publicidade

Via: The Verge