Com a evolução dos desenhos dos smartphones, é normal que mudanças significativas sejam realizadas. E com o aumento das telas desses aparelhos, acaba não sobrando muito espaço para as câmeras frontais. E uma das soluções encontradas pelas fabricantes é colocar o já famoso notch no display, para que ele possa ter um aproveitamento melhor. Mas até mesmo esse entalhe parece fadado a ficar no passado em pouco tempo. 

A Xiaomi e a Oppo foram as primeiras empresas a anunciar que estão trabalhando em dispositivos onde a câmera ficará por baixo da tela, a exemplo do que já acontece com os sensores de impressão digital. Agora, a Xiaomi se pronunciou e contou mais detalhes sobre como isso funciona. O vice-presidente sênior da empresa, Wang Xiang, tuitou sobre como a companhia conseguiu essa façanha.

publicidade

Para que a Xiaomi implementasse o recurso, a câmera foi embutida na parte superior do dispositivo, como de costume. Mas, em vez de colocar uma borda em torno dela, ou cortar um buraco na tela, a câmera é coberta por um “vidro especial de baixa reflexão”. A empresa diz que a configuração permite que a área da tela fique transparente para tirar fotos, e o display se transforma em uma lente na parte superior.

publicidade

A Xiaomi também observa que, ao não tentar fazer com que a câmera seja menor para que fique imperceptível, o sistema permite um sensor maior e, consequentemente, melhor qualidade de imagem em relação aos smartphones já existentes.

Mesmo com essas inovações, esse não parece ser o sistema perfeito, pelo menos por enquanto. No que foi apresentado, é possível ver um contorno fraco da lente da câmera sob a tela ativa. De qualquer forma, ela ainda é uma área útil do painel, em vez de uma parte escura e não funcional.

publicidade

A Xiaomi sempre teve um pé na área dos smartphones experimentais, que impulsionam novos formatos e tecnologias. Por isso, eles disseram que, por enquanto, “estão explorando a possibilidade” de lançar um aparelho com esses detalhes. Tomara que não seja preciso esperar muito para que essa tecnologia vire uma tendência no mercado.


publicidade

Via: The Verge