Os dispositivos Samsung possuem um recurso bastante interessante chamado de “Smart Stay”. Quando está ativado, o usuário não precisa tocar na tela para mantê-la acessa, ele fica ligada quando o smartphone detecta que ele está em uso. E segundo o site XDA-Developers, o Google está testando um recurso semelhante, mais precisamente na quarta versão de testes do Android Q.

O recurso recebeu o nome de “Screen Attention” e, usando a câmera frontal do aparelho, ele detecta para onde o usuário está olhando e deixa a tela ligada durante esse período. Ela só ficará ativada se alguém estiver olhando diretamente e de uma distância pequena, caso contrário, o display continuará com seu tempo de desligamento padrão.

De acordo com as sequencias de código encontradas nessa versão beta, o recurso será algo nativo dos dispositivos. Com base nos requisitos da funcionalidade, ele está pronto para funcionar nos atuais modelos da linha Google Pixel. É possível que ele seja anunciado como uma das diversas melhorias do Pixel 4 (cujo lançamento está previsto para o segundo semestre), para só depois chegar aos modelos mais antigos da empresa.

Para aqueles que estão preocupados com sua privacidade, podem ficar tranquilos. Foi informado que as imagens não serão armazenadas no dispositivo e nem enviadas ao Google. Além disso, o recurso será exibido na parte de configurações do aparelho, o que reforça a ideia de que será algo opcional e que pode ser desativado a qualquer momento.

publicidade

Via: Android Authority