EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A Uber acaba de anunciar uma versão de terceira geração de seu carro autônomo, desenvolvido em parceria com a Volvo. O novo XC90 SUV será construído para adequar-se à tecnologia autônoma da Uber no nível da fábrica, em vez de precisar ser adaptado como em versões anteriores do carro. A Uber começará a testar o novo carro nas vias públicas em 2020. 

O projeto consumiu dois anos de desenvolvimento, e resultou num veículo que ainda traz volante e pedais, mas que, segundo a Uber, tem capacidade para operar sem interferência humana.

publicidade

Vários sistemas de backup estão presentes, especificamente em torno da direção, da frenagem e da energia da bateria. “Se qualquer um dos sistemas primários falhar por algum motivo, o sistema de back-up é projetado para agir imediatamente para parar o carro”, diz a Uber, num comunicado.

A Volvo anunciou que deve usar os mesmos conceitos do veículo criado em parceria com a Uber para seus próprios carros autônomos no início dos anos 2020. “Em meados da próxima década, esperamos que um terço de todos os carros que vendemos sejam totalmente autônomos”, disse o presidente e CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson, também em um comunicado. 

O acordo com Volvo é sinal de que a Uber que deixar para trás em definitivo os atrasos que seu programa de carros autônomos sofreu, depois que um acidente vitimou uma pedestre no Arizona, no ano passado.

publicidade