Não falta muito para que os smartphones digam adeus para sempre aos botões físicos. Mas a pergunta que fica é: isso é bom? Menos componentes em um dispositivo significa menos gastos para os fabricantes. Mas, ao mesmo tempo, os usuários precisam se adaptar a fazer gestos um pouco (ou muito) desconfortáveis. 

Mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, está trazendo de volta os botões, a partir de uma capa para os smartphones que permite que você insira uma série de botões físicos no telefone, sem a necessidade de baterias ou acessórios que exijam cabos ou conexão Bluetooth.

O acessório é uma criação totalmente mecânica, que pode ser personalizado, por exemplo, com um botão para tirar foto, um botão rotativo para usar o zoom da câmera ou outros que executam comandos em games. A capa utiliza o giroscópio do aparelho para detectar e converter os botões pressionados em coisas que acontecem na tela do telefone.

publicidade

via GIPHY

Tudo o que você precisa fazer é segurar seu telefone com uma mão e pressionar um dos botões de volume na lateral. Assim, você perceberá que tudo se move um pouco durante esse processo. A equipe de investigação da Universidade da Columbia percebeu que esses movimentos não só podiam ser detectados pelo giroscópio, mas ele também podia reconhecê-lo perfeitamente durante o uso habitual do aparelho.

Os botões normais e o rotativo que compõem a capa são conhecidos com Vidgets e foram criados para gerar vibrações muito específicas durante o uso. Com a ajuda de um software especial, ele não apenas detecta com precisão os movimentos, mas também faz com que eles desempenhem funções específicas.

via GIPHY

Dar zoom na câmera de um celular, normalmente, significa que você vai precisar beliscar a tela com dois dedos e consequentemente, ocultar a tela durante o processo. Mas, com essa capa, só é necessário girar a roda com o polegar para aumentar ou diminuir a ampliação, usando apenas o polegar.

A capa também pode facilitar muito a forma como você joga pelo celular. Uma tela touch é a pior forma de jogar quando movimentos rápidos são necessários ou quando precisamos de um controle de vídeo game. Os controles de tela não dão nenhum tipo de feedback físico, por isso é difícil saber se seus dedos executaram com precisão um comando. Agora, os botões e as rodas podem servir como uma espécie de controle físico, sem parecer muito intrusivo e, claro, sem precisar de joysticks Bluetooth. 

 

Os Vidgets não são a solução perfeita para os smartphones sem botões, pelo menos não ainda. Certas vibrações podem confundir o algoritmo de detecção, como quando apertamos um botão enquanto giramos as rodas ou quando há uma série de vibrações constantes, parecido como quando viajamos em um carro. Mas a precisão melhorará com o hardware dos telefones. 

É possível ler o relatório completo da pesquisa no link “Vidgets: Modular Mechanical Widgets for Mobile Devices”, que será apresentado oficialmente na conferência Siggraph 2019.

 

Fonte: Gizmodo