O Google anunciou o Game Builder, uma ferramenta que permite você criar jogos 3D simples no estilo Minecraft. Ele foi discretamente apresentado em novembro do ano passado e, desde então, vem sendo constantemente trabalhado pela equipe Area120 – a unidade da empresa que trabalha em projetos experimentais. Na quinta feira (14), a plataforma recebeu uma grande atualização, divulgada em uma postagem no blog e chamando atenção de todos.

“E se criar jogos fosse tão fácil e divertido quanto jogá-los? E se você pudesse entrar em um mundo virtual com seus amigos e construir um jogo, juntos, em tempo real? Nossa equipe na Área 120, a oficina do Google para projetos experimentais, aceitou esse desafio. Nosso protótipo é chamado Game Builder”, diz o post.

O objetivo é que qualquer um que sempre quis criar um game, mas não tem experiência, não sabe nada sobre programação, não conhece nenhum artista 3D ou não encontra ferramentas, consiga desenvolver algo. Ele tem a capacidade de se tornar colaborativo, com os criadores podendo convidar amigos para ajudar a construir o game ou até mesmo jogar juntos. Além disso, você pode ter alguém rodando o jogo, enquanto você o constrói.

A programação visual é baseada em cards, permitindo aos usuários arrastá-los para construir o jogo. Através destes passos, qualquer pessoa pode criar plataformas, painéis de pontuação, carros e muito mais. No entanto, aqueles com o conhecimento técnico podem optar por usar JavaScript e ajustar a interface de programação de aplicativos (API) existente.

publicidade

O programa está disponível em versão gratuita no Steam para PC e Mac. Os requisitos mínimos de configuração exigem um processador Core 2 Duo, 4GB de RAM, todos os gráficos compatíveis com DX10 (SM 4.0) e 1 GB espaço em disco disponível.

 

Via: Genbeta