A versão beta do Google Chrome 76 já está disponível e traz, pelo menos, três novidades que chamam bastante a atenção. Apesar de não sabermos se estes novos recursos chegarão de fato à versão estável do navegador, podemos ter uma ideia daquilo que podemos esperar.

#1 O Flash está mais perto do fim

O Adobe Flash perderá suporte completo do Google no próximo ano, e já vem sendo bloqueado por todos os principais navegadores há algum tempo. Porém, é no Chrome 76 que vemos uma pressão maior por parte da gigante das buscas antes de enterrar de vez tal recurso.

A partir da atualização 76, não serão bloqueados apenas os itens individuais do Flash por padrão, mas todo o recurso do navegador será desativado por padrão. Assim, a partir das configurações, já teremos a opção “Perguntar primeiro” desativada por padrão. Ou seja, a maioria dos usuários do navegador não irá nem saber da existência do Flash enquanto navega pela web.

publicidade

#2 Navegação anônima ainda mais anônima

Em relação ao Adobe Flash, não existe nenhuma surpresa, pois todos sabemos que o suporte terminará em 2020. Porém, a novidade envolvendo o modo incógnito do Chrome 76 acaba sendo uma surpresa.

De acordo com o desenvolvedor do Google Chrome, Paul Irish, os sites não poderão mais detectar quando o Chrome estiver no modo de navegação anônima. Para os usuários essa é uma excelente notícia, mas para sites como o The New York Times, a Folha de São Paulo e o Estadão, por exemplo, será uma dor de cabeça, visto que estas publicações utilizam esquemas de detecção para evitar que você leia um número infinito de histórias sem pagar por elas. Hoje, o Estadão oferece até cinco artigos por dia para leitura grátis, depois disso, é necessário ter uma assinatura do canal.

#3 Modo escuro mais próximo de todos

Por fim, mas não menos importante, temos o aprimoramento no Modo Escuro do Chrome. A partir da nova atualização, os desenvolvedores de páginas Web poderão programar seus sites para exibir automaticamente uma versão escura quando o Dark Mode do navegador estiver ativado. De acordo com o que foi publicado pela equipe do Chromium do Google, isso dependerá apenas da adição de “um pouco de código extra”.

A versão estável (não beta) do Chrome 76 deve ser anunciada no dia 30 de julho. Contudo, se você quiser usar o navegador com as novidades citadas neste artigo, pode sempre fazer parte do programa de testes do Chrome.

Via: The Verge