A OSIRIS-REx, espaçonave de amostragem de asteroides da NASA, conseguiu tirar uma foto ainda mais próxima de Bennu, a rocha espacial que está pairando no Universo desde o final do ano passado. A imagem está em alta resolução, o que torna possível identificar que a superfície é muito rochosa e irregular, e inclusive, exibe um pedregulho muito grande na parte sul.

Para conseguir ver a imagem em alta resolução, clique aqui, no site oficial da missão.

A foto foi tirada no dia 13 de junho, logo após a espaçonave ter entrado em órbita e chegado perto de Bennu pela segunda vez. A primeira vez foi no dia 31 de dezembro de 2018, quando estava voando a cerca de 1,6 km da superfície do asteroide. A partir de então, OSIRIS-REx mapeou detalhes do objeto e observou coisas interessantes, incluindo rochas que foram expelidas e ficaram acopladas em Bennu.

Mas o mapeamento ainda não acabou: semana passada a equipe da missão que comanda a nave conseguiu estacioná-la ainda mais próxima do asteroide. Agora, 960 metros é o que os separa, e essa é a menor distância que uma espaçonave já alcançou em torno de objeto espacial, o que explica a qualidade da foto.

A ideia é que essa pequena distância permita que o OSIRIS-REx tenha uma visão ainda melhor de Bennu, ajudando os cientistas a descobrirem o melhor local para uma amostragem no verão do próximo ano.

A nave continuará em órbita até a segunda semana de agosto e agora tem a missão de descobrir até 2020 qual o melhor lugar para conseguir uma pequena amostra do asteroide. Não será fácil, já que Bennu é extremamente rochoso e a equipe quer que o local da amostra esteja livre de detritos e rochas, a fim de tornar mais fácil a coleta de materiais.

Fonte: The Verge