Mesmo que você não tenha dado ou registrado o número de sua linha telefônica fixa ou móvel na lista de cadastro das empresas, é bem capaz que você esteja sendo alvo de inúmeras ligações do departamento de telemarketing de muitas delas. Apesar de algumas poucas (bem poucas mesmo) ligações até serem úteis para aderir a um serviço ou esclarecer dúvidas, a verdade é que elas acabam atrapalhando o seu dia-a-dia, já que as mesmas, geralmente, ocorrem em momentos inoportunos.

Para minimizar um pouco deste problema, felizmente, alguns órgãos de defesa do consumidor de estados ou municípios como o Procon, dependendo de sua região, fornecem um site onde você pode cadastrar o seu telefone para não ser perturbado.

A seguir, veja como registrar o seu número de  para não receber ligações de telemarketing.

Como parar de receber ligações de telemarketing

Devido a cada estado ou munícipio trabalharem de forma diferente, no exemplo abaixo, você estará vendo como cadastrar o seu telefone para não receber ligações de telemarketing no Procon SP e, mais abaixo, você encontrará links para demais localidades que possuem tal opção. Confira:

publicidade
  1. Acesse a página do “Bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing” e clique em “Bloquear ou desbloquear Número”. Durante os testes, a página não funcionou no Chrome, apenas no Firefox e Internet Explorer;Reprodução
  2. Na nova tela, selecione a opção “Quero cadastrar meu número de telefone no sistema de bloqueio”;Reprodução
  3. Preencha as informações solicitadas, lembrando que você só pode colocar números de telefone que estejam em seu CPF;Reprodução
  4. Na nova mensagem, clique em “Declaro que”;Reprodução
  5. Então, verifique os dados e, estando tudo correto, clique em “Os dados informados estão corretos”.Reprodução

Após ter realizado este procedimento no Procon SP, você receberá um e-mail com os dados para fazer login neste sistema. Isto, no caso, servirá para que você possa adicionar ou remover linhas e fazer seu gerenciamento.

Demais localidades

Assim como foi dito anteriormente, cada estado e munícipio, apesar de terem processos similares, ainda possuem métodos de cadastros diferentes. Desta forma, abaixo, segue uma lista com links para órgão que possuem a opção de bloquear ligações de telemarketing. Veja:

O que fazer se o seu órgão não tem esta opção

Ao menos para quem usa um celular, caso o seu município ou estado não tenha uma opção de bloqueio para ligações de telemarketing, você ainda pode recorrer a alguns aplicativos, que fazem o bloqueio de tais números. A recomendação de programa fica para o Whoscall, que possui versões para Android e iPhone.