O que acontece quando você junta o time de Fórmula 1 da Williams com a fabricante britânica de equipamentos industriais JCB? Bom, o resultado é um trator tão rápido que consegue destruir o recorde anterior de velocidade britânica neste tipo de veículo. E de quebra, ainda ganha um documentário que, em breve, será lançado contando todo o processo.

 

 

Os números neste carro “rural esportivo” ultra-pesado são bastante impressionantes. Ele conta com um motor diesel de 7,2 litros, que gera 1.000 cavalos de potência sob o capô e atingiu 166,7 quilômetros por hora quando dirigido pelo ex-piloto de motocicletas e apresentador de televisão, Guy Martin.

publicidade

 

Reprodução

 

A equipe da Williams desempenhou um papel essencial ajudando a JCB a aliviar o peso do trator e melhorar sua aerodinâmica. Algumas de suas especificações mostram que vários ajustes foram feitos para lidar com o aumento de calor. Um dos blocos do veículo, por exemplo, incluem assentos de válvulas aprimorados, manivelas melhoradas e resfriamento auxiliar para os pistões.

Ainda foi ressaltado pelos desenvolvedores da máquina que, em vez das mudanças normais em um trator, foi instalada uma caixa manual de seis marchas que, normalmente, seria vista em um caminhão, com um sistema de embreagem com múltiplas placas.

O recorde foi alcançado no aeródromo de Elvington, perto de Nova York, e foi aparentemente muito divertido de ser conquistado. Guy Martin disse no final do teste que “ele se sentia incrivelmente estável nos trilhos. Foi um prazer dirigi-lo”.

O objetivo por trás da série Fastrac é justamente criar tratores que tenham maior velocidade na estrada, mas que ainda possam realizar seu trabalho de campo. A JCB deixou esse modelo muito parecido com os modelos industriais tradicionais, uma vez que não queriam criar algo rápido demais a fim de eliminar sua função original.

Os detalhes sobre o processo de construção e o próprio teste de velocidade real ainda não estão disponíveis, mas fique ligado. O canal de televisão britânico Channel 4 filmou um documentário sobre todo o processo, que está programado para ser lançado ainda este ano.

 

Via: Gizmodo