O app Facebook para Android e iOS está testando uma nova opção: a possibilidade de desativar os pontos vermelhos que surgem nos símbolos, indicando uma nova atividade.

Reprodução

O app do Facebook usa pontos vermelhos para sinalizar novos conteúdos em seções como vídeos e grupos, mas muitas pessoas acham que a opção mais irrita do que ajuda. Especialmente quando você precisa abrir cada notificação para conseguir remover o ponto vermelho.  

Segundo o portal TechCrunch, a estratégia do Facebook era começar a usar esses pontos para impulsionar o uso do app, mas agora eles reconheceram que não foi uma boa ideia.

publicidade

“Está relacionado ao trabalho que estamos fazendo com a equipe de bem-estar. Estamos pensando em como as pessoas gastam seu tempo no aplicativo e certificando-se de que o tempo é bem gasto “, disse um porta-voz do Facebook. 

A medida está relacionada até com a saúde mental dos usuários, já que muitos podem sentir que não resolveram todas as pendências se houver pontos vermelhos implorando para serem abertos. Por ser algo que pode despertar a ansiedade das pessoas, muitas podem passar a evitar o aplicativo. Ou seja, a proposta da companhia surtiu efeito oposto ao esperado.

Para resolver esse problema, o Facebook criou um recurso no Notification Dots, que está sendo testado no iOS e Android para uma parcela de usuários. “Estamos testando novas maneiras de dar às pessoas mais controle sobre as notificações que recebem no aplicativo do Facebook”, disse o porta-voz.

O Facebook planeja continuar oferecendo formas de personalizar as notificações para que você não perca o que é importante. “As pessoas não necessariamente querem ver as notificações como pontos vermelhos se já estiverem recebendo a contagem das notificações na tela inicial do aplicativo”, completou o porta-voz.

Aparentemente, a rede social havia planejado o “modo soneca” para essas notificações no teste. No entanto, mudaram a proposta e agora criaram a opção liga/desliga.

Para conferir se você tem acesso a esse teste é só entrar no aplicativo do Facebook, na parte Menu -> Configurações e Privacidade -> Configurações -> Notificações -> Pontos de Notificação.

Há um outro serviço que poucas pessoas conhecem na rede social em questão: se você não quiser uma ou mais opções na parte inferior da tela, pressione-as por alguns segundos e será oferecida a opção de remover o botão. Essa pode ser uma boa saída caso você ainda não tenha acesso à opção de desativar os pontos vermelhos e mesmo assim quer evitar ícones indesejados.

Fonte: 9to5mac