Os ultrabooks representaram uma grande evolução em comparação aos notebooks quando falamos de tamanho, desempenho e portabilidade. E uma das empresas que mais investiram neste tipo de produto foi a ASUS, principalmente com a sua linha Zenbook, que ficou fora do Brasil por um tempo. A boa notícia da vez é eles estão de volta ao país, sendo um deles o Zenbook 14. O Olhar Digital pode testar uma das unidades deste produto e conta a seguir quais foram suas impressões.

O Zenbook 14 é um ultrabook com uma tela NanoEdge de 14 polegadas, que possui bordas mínimas, o suficiente para embutir uma webcam. Além disso, ele pesa apenas 1 quilo e 200 gramas e está disponível nas cores Icicle Silver ou Blue Royale. O corpo do equipamento é bem elegante e traz poucos detalhes, como o logo da ASUS em sua tampa, entradas USBs nas laterais e uma pequena saída para tirar o ar quente na parte traseira. Já ao abrir a tampa do notebook, você verá que a sua caixa de som possui um acabamento diferente, graças ao sistema de áudio ASUS SonicMaster, que é certificado pela Harman / Kardon. Entretanto, o que mais se destaca quando o aparelho está ligado é o seu teclado numérico, que se encontra no touchpad, usando iluminação LED. Apesar de parecer simples devido a sua espessura, o Zenbook 14 conta com uma certificação militar, que o torna resistente a quedas, umidade e diferentes temperaturas.

publicidade

No que diz respeito a suas configurações, o Zenbook 14 é generoso: ele traz um processador i7 de oitava geração, 8 GB de memória RAM, uma placa gráfica integrada da Intel 620 UHD e uma memória SSD PCIe de 256 ou 512 gigas de espaço. O computador ainda conta com uma saída HDMI convencional, três portas USB, sendo: uma tipo A, uma tipo C e outra 2.0. Além disso, ele traz também um leitor de cartões micro SD. Já a sua bateria é de 50 Watts-hora e promete uma autonomia de até 13 horas de uso contínuo, longe da tomada. Além destes itens, outro destaque fica para a sua câmera 3D e com sensores infravermelho, que são otimizados para o uso de biometria e reconhecimento facial.

Com este kit, o computador consegue entregar um bom desempenho para realizar tarefas comuns como navegar pela internet, usar o Office e até rodar softwares gráficos que não exijam grande desempenho.. A execução de vídeos, mesmo em alta resolução, também é boa e ocorre sem engasgos. Entretanto, quem procura jogar games, enfrentará dificuldades por conta da sua placa de vídeo integrada. Um ponto positivo na máquina é a sua memória SSD PCIe, que permite ao Zenbook 14 iniciar o Windows em poucos segundos. Esta mesma velocidade, também é vista dentro do sistema, que consegue carregar qualquer programa rapidamente. Mas um ponto que decepciona no equipamento é a imagem da tela. Mesmo ao contar com a tecnologia Nano Edge, ao assistir vídeos, é bem comum que o canto do display fique bem escuro, o que dificulta a identificação do que está sendo reproduzido. Em compensação, a qualidade de som do Zenbook 14 é muito boa, apesar do volume máximo não ser alto. Já o teclado numérico no touchpad funciona surpreendentemente bem. Mas quando não está em uso e continua ativo, pode ocasionar erros de digitação. Ainda em relação ao touchpad, ele é bem sensível para movimentos, mas falha constantemente para reconhecer cliques, o que pode ser uma falha causada pela inserção do teclado numérico. Já o seu teclado padrão é bem confortável, contando com retroiluminação e teclas ao estilo chiclete.

publicidade

Na questão de sistema, por padrão, o Zenbook 14 já vem com o Windows 10 Home instalado. Com isso, a câmera do note traz a tecnologia Windows Hello, que realiza a autenticação no sistema por reconhecimento facial. Mas, como nada é perfeito, apesar do bom desempenho mencionado, algo que incomoda no notebook é a grande quantidade de aplicativos pré-instalados. Além do conjunto de programas das ASUS, o ultrabook já vem com o antivírus da Mcafee, sendo que, juntos, estes apps chegam a consumir de 30 a 40 por cento da memória máxima do computador, mesmo sem realizar outras tarefas.

Este novo note da linha Zenbook é uma das melhores opções de ultrabooks no Brasil. O seu único contra mesmo fica por conta da quantidade de aplicativos instalados, além da tela, que acaba sendo um pouco escura para certos vídeos e reflete bastante o ambiente. O Zenbook 14 deve ser lançado oficialmente no Brasil no dia 26 de junho, mas ele ainda não teve o seu preço oficial divulgado.