Milhões de pessoas parecem não entender se seu smartphone é compatível com a tecnologia sem fio 5G e se estão usando ela agora ou não. O Decluttr, um serviço de recondicionamento de celulares, entrevistou 2.000 pessoas nos EUA no final de maio e descobriu que cerca de um terço delas acredita ter um dispositivo capaz de se conectar à quinta geração das redes móveis.

Dos que acreditavam, 40% eram proprietários do iPhone da Apple, que ainda não lançou um iPhone 5G, e 31% possuíam um dispositivo Samsung, que já tem o Galaxy S10 5G a venda. Além disso, 62% das pessoas que achavam que tinham um aparelho compatível com o 5G disseram ter notado um serviço móvel melhor.

publicidade

Testes realizados pelo CNET em 13 cidades descobriram que a tecnologia está atendendo a algumas das suas expectativas, mas a cobertura é irregular e inconsistente por enquanto. A tecnologia só está disponível em algumas grandes cidades como Nova York, Chicago, Londres, Sydney e Seul.

Em outros lugares parece haver um pouco de confusão, e parte disso é semeado pelas próprias operadoras. A AT&T, por exemplo, começou a comercializar o serviço “5G E”, um upgrade do seu serviço 4G LTE existente, prometendo velocidades mais rápidas. No entanto, alguns testes descobriram que o 5G E da operadora era mais lento que o serviço 4G.

publicidade

Toda essa confusão parece ter prejudicado os consumidores, que podem estar superestimando a tecnologia em seus dispositivos. “Embora o 5G possa ser a palavra na boca de todos, muitos norte-americanos não entendem realmente essa nova tecnologia para redes móveis”, disse a Decluttr em um comunicado.

Via: CNet