A Samsung está sendo acusada de divulgar propaganda enganosa sobre a capacidade de resistência à água de seus smartphones. A Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) comunicou à imprensa que levaria a fabricante sul-coreana para o tribunal, alegando que a empresa estaria enganando consumidores.

Os telefones da linha Galaxy da Samsung – desde o S7 em 2016 – possuem certificado IP68 para resistência à poeira e água. Isso estipula que os dispositivos podem ficar imersos em até 1.5 metros, durante 30 minutos sem sofrer danos. Contudo, a certificação diz que não é recomendado o uso do aparelho em praia ou piscina.

publicidade

Por essa razão, a ACCC – cujo papel é manter os padrões de concorrência e publicidade – diz que a Samsung exagerou essas capacidades em suas promoções, indicando que os dispositivos podem ser usados com segurança em piscinas ou no oceano.

A Comissão Australiana analisou mais de 300 anúncios da fabricante sul-coreana. Se for considerada culpada, a Samsung pode, segundo a Reuters, chegar a pagar até 7 milhões de dólares. Os telefones sujeitos ao caso incluem o Galaxy S10e, S10, S10 Plus, S9, S9 Plus, S8, S8 Plus, S7, S7 Edge, Note 9, Note 8, Note 7, A8, A7 e A5.

publicidade

Reprodução

Foto: ACCC/ Samsung

publicidade

Observando apenas algumas propagandas da fabricante de smartphones, percebemos que não há dúvidas de que ela deu a entender que os celulares podem ser usados em piscinas e na praia. Enquanto isso, a página oficial do Galaxy S10 afirma que o dispositivo “Não é recomendado para uso em praia ou piscina”.

Contudo, podemos ter certeza que a Samsung será considerada culpada? O mundo das propagandas é um lugar cheio de nuances. Os anúncios têm uma certa liberdade para mostrarem algo melhor que a realidade e podemos ver isso com clareza, por exemplo, em cartazes do McDonald’s: Ninguém nunca recebeu um hambúrguer tão bonito quanto o da foto.

publicidade

Embora possa parecer que a Samsung vai pagar por isso, eu não teria tanta certeza; Terá muita gente dedicada a evitar esse tipo de problema. Segundo a Reuters, a Samsung já disse que está segura com sua publicidade e pretende defender o caso.

Independentemente disso, se você possui um telefone Samsung – ou qualquer smartphone com classificação IP68- você não deve deixá-lo ir perto da água da piscina ou do mar. Pode sobreviver a um mergulho rápido, mas certamente não é construído para esses ambientes.

Via: Android Authority