O jovem mercado de carros elétricos no Brasil acaba de ganhar mais uma concorrente: a Mercedes-Benz. A marca vai trazer para o país seu utilitário (mais conhecido como SUV) movido 100% a eletricidade, o EQC. O automóvel foi apresentado mundialmente em setembro passado e deve chegar ao país em 2020. Na Europa, as vendas devem começar já em agosto de 2019.

O automóvel estará disponível na versão EQC 400 4Matic. Movido por dois motores elétricos, posicionados um em cada eixo, o carro tem potência de 408 cavalos e 78Kgfm de torque máximo. De acordo com a Mercedes, ele alcança 100Km/h em 5,1 segundos e tem velocidade máxima de 180Km/h limitada eletronicamente.

Reprodução

O conjunto de baterias de íons de lítio de 80KWh garante autonomia de 445 a 471Km. Uma recarga de até 80% da capacidade total demora 50 minutos com um carregador rápido, de 400V. Já com um modelo semirrápido, que pode ser instalado em uma tomada residencial de 220V, o mesmo nível é alcançado em 7h30. A empresa ainda não decidiu se o acessório virá com o carro ou se será vendido separadamente.

publicidade

Espera-se que o modelo seja um concorrente direto dos carros elétricos Jaguar I-Pace, já lançado no mercado nacional, e Audi E-Tron, que deve chegar ainda este ano ao Brasil.

Tecnologia

Inspirado no conceito Generation EQ da Mercedes, o EQC 400 4Matic é altamente tecnológico e tem detalhes futuristas. Ele vem com o sistema multimídia MBUX em duas telas de 10,25 polegadas — uma no painel e outra para entretenimento. Há ainda um assistente pessoal, com inteligência artificial, que funciona com comandos de voz, como a Siri, da Apple, o Google Assistente e a Alexa, da Amazon.

Reprodução

O sistema do veículo oferece cinco modos de condução, dois deles de economia de energia e um voltado para direção esportiva. Além disso, o motorista pode definir o nível de recuperação de energia por meio de desacelerações e frenagens. O automóvel ainda dá “dicas” de como economizar bateria, por exemplo, quando estiver próximo do limite de velocidade da via.

Reprodução

O EQC é o primeiro modelo da nova linha de carros elétricos da Mercedes. Ele começa a ser produzido na fábrica de Bremen, na Alemanha, no ano que vem. Segundo a empresa, o SUV também será produzido na China. A Mercedes não revelou outros detalhes, como preço e data de lançamento.