O lançamento do aplicativo DeepNude, capaz de despir mulheres usando Inteligência Artificial (IA), há poucos dias, chamou a atenção de milhares de usuários, tanto que a princípio os servidores não davam conta dos acessos. Mas em pouco mais de 24 horas, seu criador anunciou que estava cancelando este projeto, já que “havia uma probabilidade muito alta de que fosse usado de maneira inadequada”.

No entanto, é impossível parar algo com tanta repercussão. Nos últimos dias cópias desse software começaram a aparecer, no GitHub, um popular site usado para hospedagem e controle de versões no desenvolvimento de software. Agora, a GitHub Inc, subsidiária da Microsoft que opera o serviço, confirmou que eles começaram a eliminar cópias do código do DeepNude.

publicidade

Um porta-voz da empresa assegurou que esta decisão responde a uma “violação de suas políticas de uso”: “Não monitoramos proativamente o conteúdo gerado pelo usuário, mas investigamos ativamente os relatórios de abuso. Nesse caso, desativamos o projeto porque acreditamos que ele viola nossa política de uso aceitável”.

Por outro lado, o site GenBeta afirmou que nas regras da comunidade GitHub, não há uma sessão dedicada a conteúdo “sexualmente obsceno”. A plataforma diz que não aceita “nenhum conteúdo pornográfico”, mas que “isso não significa que toda nudez, ou todo o código e conteúdo relacionado à sexualidade, é proibido”.

publicidade

É claro que será praticamente impossível impedir que cópias do DeepNude continuem aparecendo em diferentes cantos da Internet. De qualquer forma, não devemos esquecer a importância que o GitHub tem no mundo da programação, e essa decisão pode fazer com que seja mais complicado encontrá-lo ou implementar seu algoritmo em outros projetos.

Via: Genbeta