Depois do caso dos influencers posando em fotos engraçadinhas em Chernobyl, temos agora mais uma situação que nos faz questionar: até onde as pessoas vão por um like? A terceira maior cidade da Rússia, Novosibirsk, começou a receber uma enorme quantidade de turistas querendo tirar uma foto no “lago azul turquesa”. O problema é que o local não é um lago e, muito menos, é seguro. 

O suposto lago é uma barragem, onde uma usina termoelétrica joga dejetos tóxicos, entre eles, cinzas de carvão queimado. A água, inclusive, só tem essa coloração por causa de uma reação química entre os compostos descartados. A usina é responável por abastecer toda a cidade de Novosibirsk, que tem cerca de 1,6 milhão de habitantes. 

publicidade

Reprodução

Uma rápida busca pela localização no Instagram revela fotos de casais em pranchas de stand-up, um jovem em uma boia de unicórnio e muitas pessoas de biquíni na beira da represa. A empresa elétrica Siberian Generating Company, já alertou que o contato com a água pode gerar reações alérgicas e o seu fundo pantanoso pode prender algum nadador não preparado. A termoelétrica negou que exista radiação no local. 

publicidade

Reprodução

Segundo alguns visitantes, o lixão cheira a detergente e as chaminés da Siberian Generating Company podem ser vistas de longe. A fábrica e o governo parecem não acreditar no sucesso do local, que ganhou até mesmo o apelido de “Maldivas siberianas” e já conta com um perfil próprio no Instagram.

publicidade

Reprodução

Por essa razão, a administração decidiu fechar a estrada que leva até o lixão tóxico. “Isto não é uma praia”, advertiram em nota. Mas essa atitude do governo nos faz questionar: até onde as pessoas estão disposta a ir – e arriscar sua saúde – pelos likes e seguidores?

publicidade

Fonte: El País