O mouse G903, da Logitech, é um mouse sem fios para jogos. Calma, não se apresse em dizer que o tempo de latência da transmissão sem fio não é ideal para jogos. Primeiro é preciso conhecer a tecnologia Lightspeed da Logitech.

O projeto de comunicação wireless dessa tecnologia (a Lightspeed é utilizada em vários mouses sem fio da Logitech) customizou os circuitos controladores de sinal, radiofrequência e o protocolo de comunicação SPI. 

Esse protocolo é o mais rápido por usar dois canais de comunicação assíncronos e, portanto, transmite o sinal wireless mais rapidamente para os circuitos do mouse. Resumindo, o tempo de resposta do mouse G603 é de 1ms (milissegundo), que é o mesmo de mouses com fios.

Melhor do que a linguagem técnica, é saber do que esse mouse é capaz. Então acompanhe o review para saber tudo sobre o Logitech G603.

publicidade

Mouse Logitech G603: design e acabamento

Não apenas a resolução do mouse é importante para jogos, mas também a ergonomia e conforto. E o G603 oferece muito conforto para garantir várias horas jogando. Primeiro porque tem um design clean. Os botões esquerdo e direito fazem parte do topo do mouse, que é uma peça inteira, sem recortes.

Isso faz com que o jogador tenha a sensação de firmeza porque está segurando uma única peça, além do formato oferecer um excelente encaixe para a mão. Além disso essa peça, mesmo sendo lisa, possui um acabamento no plástico que fixa bem os dedos, evitando qualquer escorregão.

Reprodução

Do lado esquerdo há dois botões para o polegar, que podem ser customizados de acordo com o gosto do jogador. Portanto, já dá para saber que este mouse só serve a destros. Ainda na parte de cima há um botão para alterar a resolução em tempo real. Isso é ótimo para os vários tipos de jogos e também para os vários tipos de ação.

Mouse Logitech G603: especificações e desempenho

O sensor do G603 usa um sensor Hero, que atinge a resolução máxima de 12 mil ppp (pontos por polegada). É mais do que suficiente para qualquer estilo de jogo. O que importa aqui é dizer que é possível definir até 6 resoluções por meio do software Logitech Gaming, baixado no site da empresa.

Dessa forma, o jogador tem flexibilidade para ajustar as resoluções que mais utiliza e que sejam mais confortáveis para ele. É possível usar o botão de resolução para alternar entre elas durante uma partida. Isso é realmente prático e ajuda muito.

Reprodução

Eu defini uma resolução máxima de 4.000 ppp, o que já estava de ótimo tamanho para navegar com precisão e rapidez nos mapas de League of Legends. E para não perder o controle do personagem em jogos de ação, como Battlefield V e Wolfenstein II: The New Colossus, eu alternava entre uma resolução alta e uma mais baixa, de 2 mil ppp.

Isso era necessário para não perder a mira, principalmente nas partidas online. Outro ponto que agradou muito foi a ergonomia, a popular “pegada”. O G603 tem peso ideal e encaixe excelente para a mão e para o alcance dos botões laterais e de troca de resolução.

Mouse Logitech G603: conexões

Esse mouse pode ser utilizado via radiofrequência ou bluetooth. Aqui é preciso tomar cuidado. Na hora do “fight” de um jogo é melhor usar a radiofrequência. Isso porque neste modo o tempo de latência entre o mouse e o computador é muito pequeno, cerca de 1 ms, como já dito. O bluetooth é mais adequado para trabalho e navegação na internet.

A comunicação via radiofrequência é feita por meio de um transceptor bem pequeno que vai plugado a uma porta USB do computador. Dica aqui: perder esse receptor é dor de cabeça. Isso porque cada mouse G603 forma um conjunto único de frequência, por meio de chaves eletrônicas. O motivo é para evitar conflitos de recepção de sinal quando há dois ou mais mouses G603 atuando em uma mesma sala. 

Reprodução

Esse mouse usa duas pilhas tamanho AA e que acompanham o produto (situação rara e, por isso, bem legal). Outro ponto positivo é que as pilhas podem durar até 18 meses. Mas para isso é preciso mover uma pequena chave na parte de baixo do mouse. Ela altera justamente o tempo de resposta, de 1ms para 8ms.

Reprodução

Se a chave ficar sempre na posição Hi (high), para jogos, a duração das pilhas é de 500 horas contínuas de jogo. Fazendo um cálculo jogando 3 horas por dia, isso daria uma média de 5 meses de autonomia das pilhas.

A Logitech garante isso com o uso de pilhas de boa procedência e também porque os circuitos foram customizados para o baixo consumo, inclusive quando o mouse não está sendo utilizado.

Mouse Logitech G603: conclusão

Minha principal preocupação sobre esse mouse era saber qual seria seu desempenho em jogos, já que é um mouse wireless. E foi ótimo saber que a performance não perdeu para os tradicionais mouses gamers com fio. Tive ótima experiência nos jogos citados no reviews, mesmo em cenas de ação rápida.

A ergonomia, é excelente, tanto na pegada, no encaixe da mão, quanto no peso do mouse, que ajuda a aumentar o conforto nos movimentos. O peso é auxiliado pelas duas pilhas tipo AA, que acompanham o produto. Com a chave na posição LO (low power), a duração das pilhas pode chegar a 18 meses, dependendo da qualidade e procedência das mesmas.

No modo Hi (high power), usado para jogos, a duração é de 500 horas contínuas de jogo. O software da Logitech, apesar de não ser de uso obrigatório, é de grande auxílio para customizar as resoluções. O ponto negativo do G603 é que não serve a destros, devido ao seu design.

Mouse Logitech G603: ficha técnica

ESPECIFICAÇÕES FÍSICAS
  • Altura: 124 mm
  • Largura: 68 mm
  • Profundidade: 43 mm
  • Peso:
  • 88,9 g, somente mouse
  • 135,7 g, com 2 pilhas AA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

 

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.