Se você tiver idade o suficiente para lembrar do Windows 95, vai saber que o computador poderia levar horas para instalar um programa ou baixar um arquivo grande, porém curiosamente bastava mexer o cursor incansavelmente que o tempo diminuísse de forma considerável. Sabemos que a história não é lenda, porque vivemos isso, mas o que não sabemos é: por que isso acontecia?

publicidade

A questão foi levantada em um site de perguntas e respostas chamado Retrocomputing Stack Exchange e muitos usuários explicaram o motivo por trás disso. “Os programas do Windows 95 geralmente usam entrada/saída (I/O) assíncrona, ou seja, eles solicitam que você execute uma operação, como copiar um arquivo, e, então, informam para o Sistema Operacional que ele pode ficar dormente até que a ação seja concluída. Ao ficarem dormentes, eles permitem que outras funções sejam executadas, ao invés de gastar capacidade da CPU perguntando se a operação foi concluída”, explicou um usuário. 

Segundo ele, “por razões que não são totalmente claras, mas provavelmente devido a problemas de desempenho em máquinas low-end, o Windows 95 tende a agrupar as mensagens de I/O, em vez de notificar imediatamente ao programa”. Mas ao mexer o mouse, a interface do programa precisava “acordar” para responder ao usuário, e com isso processava também as mensagens de I/O da fila, que de outra forma estariam esperando a conclusão de uma tarefa.  

publicidade

Todas as informações sobre o assunto servem mais por curiosidade histórica, já que as longas esperas pelo download e instalação de um programa não existem mais. Hoje em dia, vídeos em 4K podem ser assistidos em meio segundo – e cada segundo a mais é uma eternidade. 

Fonte:  Retrocomputing Stack Exchange