A revolta dos apps: o que empresas estão fazendo para não dar dinheiro ao Google

Aplicativos estão criando soluções alternativas para ficar com 100% do dinheiro de seus usuários, eliminando o "imposto" cobrado pelo Google Play e pela App Store
Renato Santino26/07/2019 00h10, atualizada em 26/07/2019 11h00
20190318042355
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

As lojas de aplicativos foram parte fundamental da popularização dos smartphones no final da década passada, e não há como discutir. Quem teve um celular no início dos anos 2000 pode se lembrar do transtorno que era instalar um novo aplicativo no dispositivo, e muitos sequer sabem que isso era possível. Lojas como o Google Play e a App Store simplificaram o processo radicalmente, permitindo que o desenvolvimento de apps fosse economicamente viável e permitindo que os aparelhos ganhassem funcionalidades múltiplas, indo além do papel de um mero telefone portátil.

Ofertas

Painel Central Inteligente Wi-Fi e Hub Zigbee NovaDigital PCI01-Z C Tuya e Smart Life Comando de Voz Compatível com Alexa e Google Assistente
Vendido por Amazon
Painel Central Inteligente Wi-Fi e Hub Zigbee NovaDigital PCI01-Z C Tuya e Smart Life Comando de Voz Compatível com Alexa e Google Assistente
De: R$ 915,41
Por: R$ 678,90
Peak Game; Hill Climber – Mountain Climbing Adventure & Survival Challenge
Vendido por Amazon
Peak Game; Hill Climber – Mountain Climbing Adventure & Survival Challenge
Por R$ 11,09
Royale Knockout Run: Fun Race Challenge
Vendido por Amazon
Royale Knockout Run: Fun Race Challenge
Por R$ 37,69
Dino T-Rex Runner: Offline Endless Jump Adventure Game – Dinosaur Arcade Action & Survival Challenge
Vendido por Amazon
Dino T-Rex Runner: Offline Endless Jump Adventure Game – Dinosaur Arcade Action & Survival Challenge
Por R$ 9,53
Romantic Crown Mochila de Viagem Expansivel Masculina Feminina, Mochila Para Notebook Executiva Impermeável Reforçada Cabo USB, Trabalho, Escola, Viagens (Preto)
Vendido por Amazon
Romantic Crown Mochila de Viagem Expansivel Masculina Feminina, Mochila Para Notebook Executiva Impermeável Reforçada Cabo USB, Trabalho, Escola, Viagens (Preto)
De: R$ 119,99
Por: R$ 112,40
US Army Vehicle Transport : Army Truck Driving Simulator Game 2025
Vendido por Amazon
US Army Vehicle Transport : Army Truck Driving Simulator Game 2025
Por R$ 64,55
Samsung Galaxy Watch Ulta Smartwatch 47mm LTE- Titânio Azul
Vendido por Amazon
Samsung Galaxy Watch Ulta Smartwatch 47mm LTE- Titânio Azul
De: R$ 4.999,00
Por: R$ 2.288,93
Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
Vendido por Amazon
Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
De: R$ 11,85
Por: R$ 8,28
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 491,92
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 593,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
De: R$ 259,90
Por: R$ 179,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 3.099,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 505,00

O casamento foi conveniente, no fim das contas. As empresas que desenvolvem aplicativos precisavam de plataformas que oferecessem maior facilidade de distribuição de seus produtos para múltiplos modelos de celulares (especialmente no Android), o que permitia alcançar mais público e faturar mais com a distribuição de seus apps. Do outro lado, os aplicativos enriquecem os sistemas operacionais, tornando-os mais versáteis e atraentes para os usuários, o que incentiva o uso do smartphone e fideliza o público para que compre novos dispositivos.

No entanto, nos últimos anos, temos visto uma nova tendência surgindo, que indica que essa relação, que foi tão frutífera no passado, está começando a se desgastar. Cada vez mais aplicativos têm optado por tentar driblar as lojas para distribuição de seus serviços, citando algumas justificativas interessantes para isso.

O exemplo mais recente é o do Tinder. O aplicativo é um dos mais populares do planeta e decidiu usar a força de sua marca para enfrentar o Google. A empresa passou a incentivar usuários a informar suas informações de pagamento para assinatura do Tinder Gold diretamente pelo app como uma forma de driblar a obrigatoriedade de dar ao Google uma parte de todos os pagamentos processados por meio de aplicativos da Play Store.

Sim, a parceria entre lojas de apps e desenvolvedoras pode até ser interessante, mas ela tem seu custo. Quando um aplicativo está à venda no Google Play ou na App Store, 30% do valor gerado com uma compra é retido pela plataforma, e o restante repassado para o desenvolvedor. O mesmo vale para aplicativos gratuitos, mas que possuem algum tipo de benefício ou assinatura que pode ser realizado internamente: uma parte vai para a loja, e a fatia de 30% é a mesma. Vale notar, no entanto, que tanto Apple quanto Google oferecem um benefício de que, após o período de um ano, o percentual retido pelas suas respectivas lojas cai pela metade, para apenas 15%.

Isso fez com que muitos aplicativos desenvolvesse seus métodos próprios de evitar o pagamento desse pedágio para as lojas. A Netflix é um grande exemplo. A empresa tem um dos apps mais populares do planeta, mas quando seus usuários fazem uma assinatura por meio do aplicativo, uma parte grande da mensalidade era destinada às plataformas e deixava de ir para o caixa da companhia. A solução? Remover completamente a opção de realizar assinatura por meio do aplicativo. Quando um usuário baixa o app e ainda não tem uma conta, ele só pode criar uma nova assinatura por meio do site, no navegador, onde ele pode inserir seus dados de pagamento de forma independente, sem qualquer vínculo com Apple ou Google. Desta forma, o dinheiro vai 100% para a Netflix.

O Spotify levou essa disputa com as lojas um pouco mais longe, tendo como alvo específico a Apple. A empresa responsável pelo serviço de streaming mais popular do mundo formalizou uma reclamação na Comissão Europeia por considerar injustas as práticas da Apple, não apenas pela cobrança do “imposto” pela distribuição do app, mas pelas políticas da App Store que impedem até mesmo que o aplicativo sugira que há a possibilidade de realizar a assinatura externamente, por meio do site do Spotify, onde há a possibilidade de obter descontos e promoções que não estão disponíveis na assinatura por meio da loja.

Talvez o caso maior rebeldia contra as lojas de aplicativos tenha partido da Epic Games, a empresa responsável pelo sucesso absoluto do jogo Fortnite. A companhia não teve muito o que fazer em relação à Apple, já que o único jeito de distribuir o jogo para o iOS é por meio da App Store. No entanto, a Epic optou por evitar completamente o Google na hora de distribuir o game para o Android, optando por instruir seus jogadores a baixar um instalador APK próprio e independente, o que é consideravelmente mais burocrático, mas permite que a companhia reserve todas as receitas das transações internas para si. É algo que só uma empresa muito confiante na força de sua marca pode fazer, já que de outra forma seu aplicativo não seria descoberto.

Revolta vai além dos celulares

Por muitos anos, a Valve liderou com grande folga o mercado de distribuição de jogos para PC graças ao Steam sem uma concorrência efetiva. Muitas empresas tiveram criaram suas plataformas próprias de distribuição, como a EA e a Origin, a Ubisoft com a Uplay, mas ninguém chegou perto de ameaçar a liderança do Steam.

Isso criou uma situação no qual a Valve poderia cobrar dos desenvolvedores 30% do faturamento para que seus jogos fossem publicados no Steam, em uma situação similar à enfrentada pelas desenvolvedoras de aplicativos no Google Play e na App Store. Afinal de contas, se você quer seu jogo seja visto e esteja disponível para o maior número possível de potenciais compradores, o Steam ainda é a plataforma onde você precisa estar, por mais que o custo de distribuição seja maior, certo?

A Epic Games, novamente, foi a empresa que decidiu se rebelar contra as práticas do Steam. Desta vez, o projeto envolveu a criação de uma loja própria para distribuição de jogos para PC: a Epic Games Store, lançada no final de 2018. Para atrair mais desenvolvedores, a empresa decidiu reduzir drasticamente a fatia cobrada pela distribuição de jogos na plataforma, que é de apenas 12%, mas dependendo de algumas condições, a fatia pode ser ainda menor se, por exemplo, o desenvolvedor usar a Unreal Engine para construir seus games, ferramenta desenvolvida pela própria Epic.

Redator(a)

Renato Santino é redator(a) no Olhar Digital