Nos últimos tempos, temos visto uma batalha comercial entre Estados Unidos e China que, embora não fique aparente à primeira vista, pode ter impactos diretos na vida do usuário de produtos tecnológicos em geral. O alerta mais recente foi dado pela Sony, que vê uma chance de que essa disputa entre dois países afete os preços do próximos PlayStation, programado para ser lançado no próximo ano.

O grande problema reside no fato que a produção dos consoles se passa na China, então qualquer questão tarifária envolvendo a exportação de produtos fabricados no país pode ter um impacto no preço final do aparelho.

publicidade

Hiroki Totoki, diretor financeiro da Sony confirmou a preocupação em conferência com investidores. Ele disse que a companhia ainda está estudando a melhor forma de lidar com essa questão, mas que não está descartada a transferência desse “peso” para o bolso do consumidor final, como reporta o Wall Street Journal.

A preocupação é real, porque o PlayStation é hoje o principal negócio da Sony, depois que a companhia viu naufragarem suas divisões de notebooks, de TVs e de celulares, que passaram a apresentar prejuízos consecutivos. Isso significa que, ao contrário da concorrente Microsoft, que tem uma grande variedade de serviços e produtos lucrativos, a companhia não pode se dar ao luxo de errar no lançamento do PlayStation 5, e um aumento nos custos de produção pode machucar consideravelmente o balanço da companhia.

publicidade

No entanto, vale notar que até o momento, Totoki diz que a guerra comercial entre os dois países ainda não afetou muito seus negócios até o momento mas que a empresa “deve se manter vigilante sobre o risco em potencial”. Ele também afirma que a disputa só tende a atingir negativamente a economia dos Estados Unidos, preocupação que foi repassada ao escritório de representação comercial do país em uma carta que também foi assinada por Nintendo e Microsoft.

Caso o temor da Sony se confirme, a empresa pode enfrentar problemas sérios. Nas duas últimas gerações de consoles, o preço foi determinante para que uma empresa se destacasse das demais no mercado. Foi o caso do Xbox 360, que ganhou mercado custando menos que o PS3, e o PS4, que se aproveitou de um Xbox One mais caro para difundir-se. No caso do PS5, a expectativa é de que ele tenha uma série de tecnologias novas e avançadas que provavelmente já poderiam encarecer o produto final mesmo sem o envolvimento de disputas tarifárias.